O Governo francês estabeleceu uma meta para o país: em dois anos, ser o destino líder de receita do turismo europeu, ultrapassando a Espanha. A informação foi revelada pelo secretário de Estado do Turismo em entrevista ao jornal francês Le Figaro. O turismo continua a ganhar peso na economia francesa e já responde por 7,1% de seu Produto Interno Bruto (PIB), em comparação aos 6,2% de cinco anos atrás.
De acordo com o ranking da OMC, a França é o país que mais recebe turistas no mundo (76,8 milhões em 2010), mas ainda ocupa a terceira posição no ranking mundial da receita turística (com € 32.665.000), devido a estadas mais curtas de seus visitantes. Por outro lado, a Espanha ocupa a quarta posição em número de chegadas (52,7 milhões em 2010), mas é o segundo país do mundo em receitas do turismo (€ 37.040.000), graças principalmente à preferência como destino de férias para os europeus.
O Secretário de Estado do Turismo, Comércio, Artesanato, Pequenas e Médias Empresas, Serviços, Profissionais e Consumidores da França, Frédéric Lefebvre, anunciou no jornal Le Figaro que o objetivo do governo francês vai avançar uma posição em dois anos para se tornar líder em receitas do turismo na Europa. Lefebvre se mostrou otimista sobre o desenvolvimento do turismo em seu país, já que neste verão, apesar do mau tempo, houve um número recorde de visitantes.
De acordo com Lefebvre, o turismo é uma das primeiras atividades econômicas que voltou a crescer após a crise financeira de 2008. Por isso, é uma área a ser considerada estratégica, devido ao seu potencial.