Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Galeria Visit Brasil: Embratur é parceira do novo escritório da Cufa em Paris

unnamed 14 Galeria Visit Brasil: Embratur é parceira do novo escritório da Cufa em Paris

Lançamento do escritório francês da Central Única das Favelas (Divulgação)

A Galeria Visit Brasil, em Paris, foi palco do lançamento do escritório francês da Central Única das Favelas (Cufa). O evento contou com parceria da Embratur e da Unesco. A principal missão da unidade é realizar a primeira edição do Expo Favela Innovation em Paris, prevista para outubro de 2024. Durante o evento, também ocorreu uma oficina de ervas sagradas e a apresentação do vídeo-manifesto da campanha Salvador Capital Afro.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, aproveitou para ressaltar para o público presente na Galeria, entre autoridades, representantes do setor do turismo francês, jornalistas e convidados, o quanto o mundo precisa entender a diversidade como solução para diversos problemas, em especial o desenvolvimento socioeconômico.

“A gente quer que o mundo seja melhor, e é isso que estamos buscando. Eu acredito que o turismo é uma das soluções. Mas também acredito que a mistura da favela com o asfalto também seja. Tudo que se faz de bom ou é criado na favela precisa ser mostrado para o mundo, e esse papel não é só da favela. Fico muito feliz em participar dessa inauguração junto com a Cufa, porque precisamos trazer a periferia para o olhar de uma nova ideia de cidade, de parceria e de investimento”, ressaltou Freixou.

Para a diretora da Cufa França, Karina Tavares, a presença da instituição em Paris irá fomentar a comunidade da periferia francesa. “Aqui na França, temos uma comunidade de periferia muito grande que tem um empreendedorismo pulsante. Portanto, um dos objetivos da chegada da Cufa na França é conectar, através da Expo Favela Innovation, empreendedores das periferias com os grandes empresários e investidores de Paris, como também de toda a França”, avaliou.

Na oportunidade a Embratur apresentou seus destinos de Afroturismo, unindo gastronomia, música e saberes por meio do Workshop de Folhas Sagradas, ministrado pelo Baba Anderson, da Associação Pipocas em Paris. O presidente Marcelo Freixo ainda explicou que o afroturismo é um dos eixos centrais de trabalho da atual gestão da Embratur.

Receba nossas newsletters