O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, durante a 12° Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo realizada na sede do Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos, anunciou, na tarde desta terça-feira (08/05) os resultados da Pesquisa de Demanda Turística realizada em Minas Gerais, em 2011. A pesquisa mostra que em um comparativo entre 2011 e 2010, houve um crescimento de 62% do gasto médio por visitantes em Minas Gerais, saltando de R$ 332 em 2010, para R$ 538 no último ano.
A pesquisa apontou que os visitantes que estavam em Minas Gerais a negócios registraram o maior gasto individual durante toda a viagem, com um valor de R$ 955. Quando a motivação da viagem foi turismo rural, o gasto total por visitante foi de R$ 516. Os que buscavam o bem-estar deixaram um gasto de R$ 468, natureza e aventura de R$ 460 e cultural uma média de gastos de R$ 369. De todos os interessados, a principal motivação da viagem foi o lazer com 39,4% da preferência, seguida por visitas a amigos e parentes com 19,2%, e 17,3% para viagem a negócios.
De acordo com Patrus Filho, os números demonstram o crescimento da economia do turismo no Estado, especialmente na geração de receita e distribuição de renda. “Quanto maior é o gasto do turismo, maior é o benefício para a atividade e para toda a cadeia de prestação de serviços, que amplia seus negócios e seus ganhos de mercado. Devemos lembrar que Minas Gerais e o Brasil, a partir de agora, irão receber grandes eventos internacionais, o que poderá favorecer, ainda mais, o crescimento deste gasto médio e a permanência do visitante”, destacou o secretário.
A Pesquisa de Demanda foi realizada pela Secretaria de Estado de Turismo, durante os meses de julho e novembro de 2011, com objetivo de traçar o perfil dos visitantes no Estado. Foram aplicados 9.418 questionários para visitantes em 55 municípios e distritos do Estado.
Força do turismo interno – Mineiros viajando por Minas Gerais representam 61% do fluxo total dos visitantes. Na sequência, destacam-se visitantes do Estado de São Paulo com a emissão de 16,5% do fluxo, do Rio de Janeiro com 7,7% e Bahia e Espírito Santo empatados com 1,7%.
Os números da pesquisa mostram que houve um crescimento de 5,7% das pessoas motivadas pelo ecoturismo/turismo de aventura em relação a 2010 e 11,7% das pessoas motivadas pelo turismo cultural. Em relação aos destinos que despertam maior interesse dos visitantes para as próximas viagens foram apontados o Circuito do Ouro (34,8%), Circuito da Canastra (21,6%), Circuito das Águas (20,4%), Trilha dos Inconfidentes (20,3%), Diamantes (17,7%) e Serra do Cipó (17,1%).
Salão Mineiro do Turismo – Também durante a reunião do Conselho Estadual de Turismo, Agostinho Patrus Filho apresentou o 4º Salão Mineiro do Turismo. De acordo com o secretário, são esperados 12 mil visitantes nos dois dias de evento, que apresenta as 46 regiões turísticas de Minas Gerais, por meio das Associações de Circuitos Turísticos.
O secretário afirma que “além de divulgar os atrativos do Estado, nossa meta é fazer um Salão com foco na mobilização, na aquisição de conhecimentos e na capacitação profissional para os grandes eventos que o Brasil e Minas Gerais começarão a receber nos próximos anos.”
A 4ª edição do Salão Mineiro do Turismo será realizada nos dias 18 e 19 de maio, no Minascentro, em Belo Horizonte, em parceria do Governo de Minas com o Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos, o Ministério do Turismo, a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, a Azul Linhas Aéreas, o Sebrae-MG, o Mercado Central, a Confederação Nacional do Comércio, a FIEMG e o Programa Turismo de Negócios, por meio do Fundo BID FUMIN.
Eleição novo vice presidente – Foi eleito, durante a 12° Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo, o novo vice presidente da entidade, Hernani de Castro, que comemorou a conquista. “Queremos continuar o trabalho de êxito do Conselho Estadual de Turismo, envolvendo a iniciativa privada e entidades junto à Secretaria de Estado de Turismo. Nosso objetivo é que o turismo continue crescendo.” Destacou.
Hernani de Castro tem mais de vinte anos de dedicação ao turismo em Minas Gerais. É engenheiro, pós graduado e PHD em Engenharia de Materiais. O novo vice presidente é empresário, proprietário da Êxito Eventos e do Instituto Marketing de Destinos, além de atuar como diretor do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, desde 2001. Hernani ocupa, ainda, o cargo de vice presidente executivo da Federação dos Conventions Visitors Bureau de Minas Gerais e do Conselho Municipal de Turismo de Belo Horizonte. Também foi vice presidente da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo de Minas Gerais. É cidadão honorário da capital mineira.
Fernanda Lutfi