Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Gastos de brasileiros na Espanha aumentam 4% em 2013

Elvira Salazar, cônsul de Turismo da Espanha no Brasil, entre Teresa Armendariz, do El Corte Inglés, e Lumy de María, da rede de hotéis Paradores

Elvira Salazar, cônsul de Turismo da Espanha no Brasil, entre Teresa Armendariz, do El Corte Inglés, e Lumy de María, da rede de hotéis Paradores


Em 2013 os turistas brasileiros gastaram em média € 204 por dia na Espanha, o que significa um crescimento de 4% em relação ao ano anterior. A informação é da cônsul de Turismo da Espanha no Brasil, Elvira Salazar, que ofereceu um coquetel a agentes e operadores de São Paulo na noite desta segunda-feira (17/03) no restaurante Arola. Embora os números finais ainda não tenham sido fechados, ela acredita que a quantidade de visitantes brasileiros permaneça estável em relação a 2012, com cerca de 400 mil.

“Mesmo sem crescimento este é um número positivo, pois conseguimos manter os avanços de anos anteriores”, ressaltou a executiva, lembrando que entre 2010 e 2012 o incremento foi de 60%. A estadia média se manteve entre sete e dez noites. A Espanha é, atualmente, o 3º maior destino turístico do mundo, com cerca de 60 milhões de visitantes registrados no ano passado.

Entre as principais motivações dos brasileiros para viajar à Espanha estão as compras, segundo Elvira. Além de lojas das principais grifes do mundo, o país oferece a devolução de 15,7% dos impostos referentes às compras, o chamado IVA. Para divulgar este atributo do país, a diretora de desenvolvimento de negócios o El Corte Inglés, Teresa Armendariz, fez uma apresentação sobre as novidades da rede. “Temos 80 lojas em toda a Espanha, com as principais grifes e, para os turistas, oferecemos um cupom de descontos de 10% para qualquer compra”, revelou. Outro serviço oferecido para os viajantes é o delivery, que entrega as mercadorias diretamente no país de origem do consumidor, com o custo de 63 euros para uma mala, 82 para duas, 109 para três.

A rede de hotéis Paradores também apresentou os seus produtos para o trade brasileiro. São 94 empreendimentos, todos localizados em construções históricas – como antigos castelos e conventos, por exemplo. “Queremos mostrar que a Espanha possui muito mais atrativos e destinos do que Madri e Barcelona e trazemos estes produtos para que as agências e operadoras brasileiras possam diversificar a sua oferta”, justificou Elvira.

Elvira destacou ainda que durante 2014 serão realizadas uma série de ações para o mercado brasileiro. Além da participação em feiras como a Travel Week e Abav, será realizado um workshop no segundo semestre para agentes e operadores especializados no mercado de luxo.

Fernanda Fantinel

Receba nossas newsletters