Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Gastos de estrangeiros no Brasil crescem 43% no 1º semestre, aponta Rede Itaú

aeroporto brasilia inframerica passageiro Gastos de estrangeiros no Brasil crescem 43% no 1º semestre, aponta Rede Itaú

As visitas se refletiram no aumento dos gastos deste público no comércio brasileiro, de acordo com levantamento da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco (Divulgação/Inframerica)

Mais de 3 milhões de turistas estrangeiros visitaram o Brasil nos cinco primeiros meses do ano, segundo dados do Ministério do Turismo. As visitas se refletiram no aumento dos gastos deste público no comércio brasileiro, de acordo com levantamento da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, que apontou uma alta de 43% no consumo de estrangeiros no país no 1º semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022. Já o número de transações avançou 46%.

O estado de São Paulo concentra a maior parte dos gastos dos estrangeiros no país, com 45% do faturamento. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 24%, seguido de Santa Catarina, com 6%, Paraná, com 5,5%, e Minas Gerais, com 4%. Já entre os segmentos com maior alta no consumo estão hospedagem, com avanço de 66% no faturamento, agências de turismo, com 52%, cafés, com 46%, pizzarias, também com 46%, e lojas de calçados, com 42%.

“Observamos gastos muito alinhados com os relacionados ao setor de turismo – hospedagem por exemplo, representa um terço do total gasto pelos estrangeiros no primeiro semestre. O segmento de calçados é a exceção: apesar de uma representatividade menor, teve destaque neste primeiro semestre, mostrando que o setor tem chamado a atenção dos turistas que visitam o Brasil”, comenta Angelo Russomanno, diretor da Rede Itaú.

O estudo considera as compras realizadas com cartões de crédito emitidos no exterior processadas pela Rede tanto em compras físicas, nas maquininhas, quanto no e-commerce.

Receba nossas newsletters