Evento do programa “Goal to Brasil” promovido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em Lisboa hoje (16/10), contou com a presença de mais de 200 jornalistas e profissionais do Turismo. O objetivo é apresentar à opinião pública portuguesa os avanços na preparação da Copa do Mundo 2014 e as atrações turísticas associadas às 12 cidades-sede.
O evento contou com a participação especial de Luiz Felipe Scolari, que atuou como técnico da seleção brasileira – pentacampeã em 2002 – e da seleção de Portugal (2003-2008). Felipão afirmou ter “a obrigação de participar na promoção da Copa dizendo aos portugueses que todos serão bem recebidos no Brasil, tanto como eu fui bem recebido no vosso país”.
O diretor de mercados internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, destacou o fato de todo o investimento em obras para a Copa beneficiar indiretamente o Turismo. “Além disso, a Copa, em si, representa uma grande oportunidade de projetar internacionalmente a imagem de um destino turístico muito rico e diverso, muito além do samba e futebol”, afirma.
O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, ressaltou a importância de Felipão principalmente por conseguir unir , por meio do futebol, as nações brasileira e portuguesa. “O Brasil é um país em desenvolvimento; a Copa e as Olimpíadas são uma oportunidade para avançarmos com investimentos significativos em infraestruturas. Estes eventos vão permitir uma concentração destes investimentos, realizada em contraciclo com a recessão econômica global”, afirmou o secretário. “O governo brasileiro está fazendo um planejamento para deixar um legado material e imaterial no país. A qualificação de mão de obra no setor do turismo será um deles”.
O presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, afirmou que Portugal é um dos mercados prioritários de São Paulo, uma cidade que recebe cerca de 2 milhões de turistas por ano. “É um destino criativo e diverso, com uma qualificada rede hoteleira, que já deu provas da sua capacidade organizativa, com a realização de eventos de escala internacional, no campo esportivo e cultural”, afirmou, lembrando que a cidade será palco da abertura da Copa do Mundo.
Fernanda Lutfi