A série de eventos “Goal to Brasil”, promovido pela Embratur em parceria com as secretarias de Turismo das 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014, recebeu agentes de viagem chilenos que venderão pacotes para a Copa do Mundo FIFA 2014. Os eventos servirão para diversificar, para os agentes de turismo no exterior, as opções a apresentarem a seus clientes que pretendem vir ao Brasil para ver os jogos. A primeira edição aconteceu na última quinta- feira, dia 05, em Santiago.
“Começamos pelo Chile em comemoração aos 50 anos do bicampeonato mundial de 1962, quando os chilenos nos receberam tão bem. Queremos retribuir em 2014”, afirmou Flávio Dino, presidente da Embratur. “Pudemos mostrar uma capital do Brasil diferente do que os chilenos imaginavam”, afirmou Luis Otávio Neves, secretário de Turismo do Distrito Federal. Em sua exposição, ele apresentou, além da arquitetura brasiliense, roteiros próximos de ecoturismo nas regiões de Pirenópolis e da Chapada dos Veadeiros. “Nossas belezas encantam a todos”, afirmou o anfitrião do evento.
O evento contou com uma coletiva de imprensa, com jornalistas chilenos, sobre os preparativos para a Copa, que teve a participação de Flávio Dino, Luis Fernandes, secretário-executivo do Ministério do Esporte, Cesar Frederico de Araújo, embaixador do Brasil no Chile e do secretário de Turismo de Brasília. Após a coletiva, pratos típicos do cerrado, como castanha de baru, foram servidos aos jornalistas, ao som de músicas populares brasileiras. Na oportunidade, Dino falou também sobre os investimentos do governo brasileiro em infraestrutura e segurança para os jogos mundiais e disse que o Brasil está bem avançado, dando como exemplo a recente cúpula da Rio +20, sem quaisquer incidentes. “Estamos investindo em segurança e infraestrutura para garantir a tranquilidade absoluta para nossos visitantes antes e durante a Copa do Mundo”, declarou.
Durante um dia inteiro, jornalistas, operadores de turismo e agentes de viagem, conheceram um pouco mais sobre Brasília, cidade anfitriã do primeiro Goal to Brasil e que teve destaque no evento. “O Goal to Brasil foi uma excelente iniciativa da Embratur, direcionada a um público qualificado. Ela permitiu uma nova forma de promoção das cidades-sede e maior comercialização dos destinos”, conta o secretário de Brasília.
De acordo com dados da Embratur, a meta de entrada de turistas estrangeiros para a Copa do Mundo™ FIFA 2014 é de 600 mil visitantes, somente no período dos jogos. Para o Instituto é prioridade estimular esses turistas a não somente visitar as cidades-sede, como conhecer os atrativos turísticos dos arredores e permanecer mais tempo no país. Para o ano de 2014, o total esperado é de 7,2 milhões de internacionais. Com relação aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2106, a expectativa é de que 380 mil turistas nos visitem, e para o ano de 2016, são esperados 7,9 milhões de visitantes estrangeiros.
O projeto Goal to Brasil, iniciado no Chile, é uma iniciativa da Embratur para divulgar as 12 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014. Serão 14 eventos, em 14 países, cada um tendo uma localidade como foco das atividades. O próximo encontro ocorrerá em Bogotá, na Colômbia, em 9 de agosto. O projeto seguirá ainda pelo Canadá (Toronto), Argentina (Buenos Aires), França (Paris), Portugal (Lisboa), Itália (Milão), Espanha (Madri), México (Cidade do México), Alemanha (Frankfurt), Inglaterra (Londres), Peru (Lima), Uruguai (Montevidéu) e EUA (Nova Iorque).
Filipe Cerolim