
O Governo do Distrito Federal decidiu extinguir a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, que tinha a frente o secretário Jaime Recena, atual presidente do Fornatur. A decisão já repercutiu em Brasília e o deputado Herculano Passos, presidente da Comissão Mista da Frente Parlamentar do Turismo no Congresso lamentou a decisão em nota ao externar sua preocupação com o fim das atividades da mesma. Com a extinção da Setur quem deve assumir a presidência do Fornatur interinamente é o atual secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Felix, atual vice-presidente.
O secretário de turismo do Rio de Janeiro disse que o assunto será discutido na próxima reunião do Fornatur, que acontece durante o Festuris na primeira semana de novembro. “Vamos ver o que diz o regulamento. O mandato de Recena iria até o final de 2016 e pode ser até que eu venha assumir interinamente até que a situação seja resolvida. Tudo isso será objeto de debate em nossa próxima reunião”, adiantou.
A extinção do Turismo como pasta faz parte da reforma administrativa do atual Governo do DF. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou, na tarde desta
terça-feira (13), a tão esperada reforma administrativa. Ao todo, serão 17
secretarias, incluindo a Casa Militar. Os novos integrantes do primeiro
escalão devem tomar posse na próxima terça-feira (20).Segundo o governador, até semana que vem serão definidas como ficam
as novas estruturas.
“Quero registrar que todas as 17 secretarias estão
unidas no objetivo comum de melhorar a qualidade de vida em Brasília e
garantir a recuperação da capacidade de investimento. Estamos reduzindo
desde o início do ano e economizamos R$ 800 milhões no custeio da
máquina. Esse é mais um esforço para garantir equilíbrio orçamentário. A
ideia é que secretários tomem posse na terça que vem”, disse
Rollemberg.
Jaime Recena, do PSB será substituído por Arthur
Bernardes que será o novo secretário da pasta que, após a reforma administrativa passa a agregar Desenvolvimento Econômico Sustentável eTurismo. Jaime Recena será o secretário adjunto.







