Faltando apenas 100 dias para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012 em Londres, o VisitBritain, órgão oficial do turismo britânico, informa que as empresas e comunidades de todo o país já estão preparando suas boas-vindas para a chegada do espetáculo dos esportes.
Durante os meses de julho e agosto, o Reino Unido costuma receber cerca de 6 milhões de visitantes estrangeiros, dos quais metade, aproximadamente, visita Londres a passeio. Cerca de 1.000 milhão de ingressos foram destinados aos visitantes internacionais. Durante os Jogos Olímpicos, haverá também a presença de quase 22 mil atletas e funcionários, mais de 20 mil representantes da imprensa internacional, cerca de 6 mil membros da comunidade olímpica e paralímpica e muitos amigos e parentes de atletas que virão ao Reino Unido para vivenciar o clima olímpico e apreciar a excelente hospitalidade britânica.
Pesquisas do VisitBritain revelam que quanto mais bem recebidos os turistas se sentirem, maior é a probabilidade de recomendarem a Grã-Bretanha como ótimo destino de férias para amigos e familiares.
O VisitBritain está desenvolvendo a sua maior iniciativa de marketing, com o mote Great – que envolve uma campanha de imagem em 14 grandes cidades dos principais mercados (entre elas Rio de Janeiro e São Paulo), apoiada por marketing digital e atividades em redes sociais com abrangência mundial. Para intensificar mais a campanha publicitária, o VisitBritain convocou o público britânico para enviar um cartão postal a amigos e parentes do mundo todo, convidando-os para visitar o Reino Unido em 2012, de forma semelhante ao convite de celebridades, como Dev Patel, Jamie Oliver, Dame Judi Dench e Matt Smith.
Ana Elisa Teixeira