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Adetur desenvolve projeto inovador para levar turistas à cidades da Região Metropolitana de Curitiba

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Beatriz do Vale

Publicado - 10/06/2025 - 13:53

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Eros Tozetto, presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão – Adetur (Beatriz do Vale/M&E)

FOZ DO IGUAÇU – Em entrevista para o M&E, durante o FIT Cataratas, o presidente da Adetur Rotas do Pinhão, Eros Tozetto, falou sobre um projeto inédito que será implementado esta semana. “Nossa grande dificuldade é fazer com que o turista que está em Curitiba conheça os municípios da região metropolitana. Às vezes ele até quer ir, mas não sabe o que procurar”, disse ele.

Por meio de agências parceiras, foi desenvolvido um roteiro básico de um dia para cada um dos municípios. “E por que de um dia? Embora queiramos levar turista, nós não temos uma capacidade hoteleira nos pequenos municípios ainda”, explicou.

A ideia desse roteiro é levar o visitante, já hospedado em Curitiba, para outro município que seja próximo logo cedo, onde ele vai tomar café, passear, almoçar, passear mais e retornar para o destino oficial. “Tudo isso está incluso nos pacotes, a pessoa não vai pagar nada a mais. Sendo que ele pode comprar antecipadamente ou na hora da saída do ônibus, que sai do Centro Histórico da capital”, complementou.

“A ideia é que a pessoa tenha uma experiência bacana nesses pequenos municípios, sem se preocupar em ficar procurando.”

“E além do mais, como normalmente nós temos turistas todos os dias em Curitiba, às vezes o pequeno município não consegue ter os empreendimentos abertos nos dias de semana. Então se eu tenho o dia certo marcado com ele, isso dá sustentabilidade, porque ele sabe que naquele dia ele vai receber os turistas, além de fazer com que realmente a pessoa tenha lucro e consiga se integrar no turismo da região”, complementou Eros.

O objetivo da Adetur é fazer com que esse projeto amadureça e que mais roteiros sejam criados aos poucos, para que consiga levar mais turistas a esses destinos, levando em consideração que a expectativa é que Curitiba receba 10 milhões de visitantes neste ano.

Lançamento

Este novo projeto estará disponível partir do dia 15 de junho. “Nós lançamos no Expo Paraná, e lá mesmo em Curitiba mesmo, além dos produtos para oferecer, fizemos a capacitação dos guias e dos empreendimentos locais”, destacou o presidente da Adetur. “Esse lapso de tempo entre o Expo Paraná e o FIT Cataratas serviu para que nós pudéssemos capacitar tanto os empreendedores, explicar para eles certinho como ia funcionar e os guias de turismo para eles conhecerem a história das cidades”, complementou.

Como forma de exemplificar como são os empreendimentos atuais em cidades menores, Eros citou a cidade de Campo Magro, que tem 30 mil habitantes. Durante a semana, não há um restaurante turístico para receber os visitantes. Com o novo projeto, muitos municípios foram convencidos a não só abrir aos finais de semana. “Mas eles só vão abrir com uma garantia mínima. Então, nós temos que fazer com que o projeto funcione de uma forma que eles recebam realmente os turistas. A partir do momento que o fluxo se torne constante, nós acreditamos que não haverá mais problema”.

“Acreditamos que os primeiros 90 dias são cruciais para o sucesso do projeto.”

Dificuldade

Curitiba é uma cidade que tem muito a oferecer, o que faz com que o visitante não queira vivenciar outros roteiros fora dali, muitas vezes pelo pouco tempo de estadia.

“Eu tenho que ter produtos que sejam atraentes, com um custo bacana para que o turista sinta vontade de ir. Além disso, a grande dificuldade que nós vemos é que as operadoras. Quando elas veem um produto de baixo custo, às vezes até tem o interesse de comercializar, mas como às vezes o trabalho que você tem para vender um produto pequeno é o mesmo de um produto grande, elas preferem vender Estados Unidos, Europa, Curitiba e mais uma cidadezinha na região metropolitana. Então, nós temos dificuldade em conseguir esse equilíbrio. Fazer um produto que tem um preço bacana para o turista e uma forma que a operadora ganhe”, explicou.

FIT Cataratas

“Uma feira como o FIT Cataratas é a oportunidade de conseguirmos estar com diversos players para poder colocar o nosso produto à venda. Imagina quanto tempo eu demoraria para acessar todas essas agências e operadoras que hoje eu posso fazer em um dia de evento. É um grande negócio”, finalizou Eros.

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA