
As Ilhas Cayman encerraram 2024 em alta, recebendo 437.842 visitantes entre janeiro e dezembro, representando um aumento de 2% em relação aos números de 2023. Março registrou o segundo maior número de chegadas já registrado no destino, com 57.040 visitantes. Dezembro também se destacou, recebendo 52.046 visitantes, o segundo maior número para o mês na história, marcando um aumento de 4,3% em comparação com o ano anterior.
A receita gerada por impostos e taxas de hospedagem entre janeiro e novembro de 2024 foi de aproximadamente KYD$ 38,5 milhões, um aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2023. Esse crescimento foi impulsionado por um aumento de 9% na tarifa média diária (ADR) dos quartos de hotel, segundo o banco de dados STR Inc., líder em inteligência de mercado hoteleiro.
“Foi gratificante ver um crescimento tão positivo em nossos números de visitas em 2024. Apesar dos nossos bons resultados, o setor de turismo global enfrenta desafios econômicos, geopolíticos e climáticos. Localmente, não somos imunes a esses impactos globais. Superamos uma temporada de furacões desafiadora, que incluiu o fechamento do Aeroporto Internacional Owen Roberts devido ao furacão Beryl em um dos nossos períodos de viagem mais movimentados, em julho,” disse Kenneth Bryan, Vice-Primeiro-Ministro e Ministro de Turismo e Portos.
Mercados de Origem
Em 2024, o número de visitantes dos Estados Unidos cresceu 1,4% em relação a 2023. Dezembro foi um mês forte, com um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior, e todas as regiões dos EUA apresentaram bons resultados. Regiões de destaque incluíram o Nordeste, com aumento de 12,9%, e o Meio-Oeste, com crescimento de 10,1%.
O Canadá continuou como um mercado em crescimento para as Ilhas Cayman. O destino alcançou novos recordes mensais de visitantes em junho, julho, agosto, outubro, novembro e dezembro. O total de visitantes aumentou 5,3% ano a ano, registrando o segundo melhor desempenho anual de sua história.
O Reino Unido e a Irlanda mostraram crescimento constante, com aumento de 3,9% na visitação em relação a 2023. Já a Europa Continental mostrou impulso positivo, com crescimento de 12,3% em 2024.
A América Latina manteve-se estável com um crescimento de 3,3% nas chegadas ano a ano, um reflexo do investimento do Departamento de Turismo das Ilhas Cayman (CIDOT) no mercado Latam através do programa de treinamentos para o setor de viagens e presença em feiras de turismo como a WTM Latin America e a FIT Argentina.
Capacidade de Voos
De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), as Ilhas Cayman registraram um aumento significativo na sua capacidade aérea entre janeiro e dezembro de 2024, com 884.279 assentos disponíveis, representando um aumento de 8% em relação a 2023, e 5.342 voos para o destino, um incremento de 461 voos em relação a 2023.
Nos Estados Unidos, esse aumento foi impulsionado pela United Airlines, que expandiu os serviços a partir de Newark, Washington DC e Houston. A Delta Airlines aumentou seus voos partindo de Atlanta, enquanto a JetBlue Airways ampliou a capacidade de Boston.
No Canadá, a Air Canada e a WestJet intensificaram os serviços de Toronto, com 237 voos para o destino em 2024, um aumento de 36 voos em relação ao ano anterior. O Canadá também registrou um aumento significativo na capacidade de assentos em dezembro, que subiu 16,8% em comparação com o mesmo período de 2023. No Reino Unido e na Europa, a British Airways demonstrou um crescimento positivo em sua capacidade de voos, com um aumento de 8,4%.
Acomodações
Em 2024, o inventário de quartos no destino aumentou em 578 unidades, totalizando 8.356 quartos, com a adição do VIDA Cayman Islands e do Hotel Indigo Grand Cayman ao portfólio hoteleiro das ilhas. “2024 foi um ano marcante para o destino, não apenas do ponto de vista da visitação, mas também pelos nossos esforços em desenvolvimento de negócios e marketing”, disse Rosa Harris, Diretora de Turismo.