Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Indústria global do Turismo atingirá US$ 12,3 bilhões até o fim de 2032; saiba os motivos

shutterstock 160433201 a575bf7160d6 Indústria global do Turismo atingirá US$ 12,3 bilhões até o fim de 2032; saiba os motivos

O mercado global do turismo deverá registrar, portanto, uma taxa composta de crescimento anual de 3,7% nos próximos oito anos (Shutterstock)

A indústria global do Turismo atingirá um valor de US$ 12,3 bilhões até o final de 2032, influenciada diretamente pelo aumento da classe média, a crescente globalização e as inovações na tecnologia de viagens. O mercado global do turismo deverá registrar, portanto, uma taxa composta de crescimento anual de 3,7% nos próximos oito anos. Os dados são de uma pesquisa de mercado recentemente divulgada pela Customs Market Insights.

O mesmo relatório indica que o mercado global do turismo foi avaliado em cerca de 8,56 bilhões de dólares em 2022 e esperava-se que chegasse a 8,87 bilhões de dólares até ao final do ano passado. Uma variedade de fatores de crescimento e dinâmicas de mercado ainda parecem estar afetando a indústria do turismo em todo o mundo, incluindo tendências que começaram a surgir há anos e alguns desenvolvimentos mais recentes.

Fatores que impactam o mercado global de turismo

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL – O relatório salienta que o mercado está atualmente “passando por uma transformação digital, com plataformas de reservas online, aplicações móveis e experiências virtuais para impulsionar este crescimento”. Esta realidade, afirma o relatório, resulta numa conectividade aérea melhorada e numa tecnologia de fácil utilização que contribui para uma experiência melhor e mais personalizada do viajante.

AUMENTO DOS VIAJANTES DE CLASSE MÉDIA – Outra tendência que vem se desenvolvendo há vários anos, segundo o relatório Custom Market Insights, é o crescimento da classe média, especialmente nos mercados emergentes, alimentando assim o aumento do turismo. “O aumento dos rendimentos disponíveis permite que mais pessoas explorem destinos nacionais e internacionais, impulsionando a procura de serviços de viagens, hospedagens e experiências”, afirma o relatório.

TURISMO CULTURAL E DE EXPERIÊNCIA – Os viajantes também estão cada vez mais interessados no turismo cultural e no turismo de experiência, procurando assim experiências autênticas e envolventes. “Esta tendência impulsiona a procura por destinos únicos, gastronomia local e atividades que proporcionem uma ligação mais profunda com a cultura e o património de um lugar”, afirmou o relatório.

TURISMO SUSTENTÁVEL – O relatório informou que os viajantes têm uma “consciência crescente sobre as questões ambientais”, acrescentando que “as preocupações com a sustentabilidade levaram a um aumento do turismo ecológico e responsável”. Tanto é que um número crescente de viajantes está dando prioridade a destinos e empresas que adotaram práticas sustentáveis, influenciando a indústria a implementar iniciativas ambientalmente conscientes.

GLOBALIZAÇÃO E ACESSIBILIDADE – A melhoria da infraestrutura de transportes e o aumento da conectividade aérea continuam contribuindo para a globalização do turismo e para o seu aumento de valor. “Opções de viagem acessíveis facilitam às pessoas a exploração de diversos destinos, promovendo interações interculturais e expandindo o mercado turístico global”, afirma o relatório.

FATORES EXTERNOS – O mercado do turismo é suscetível a fatores externos, incluindo acontecimentos geopolíticos, catástrofes naturais e crises de saúde pública. Estes fatores, afirma o relatório, podem influenciar significativamente os padrões de viagem, com mudanças repentinas na procura e crises que afetam a dinâmica geral da indústria do turismo.

TECNOLOGIA – Os avanços contínuos na tecnologia de viagens, como a realidade virtual, a realidade aumentada e a inteligência artificial, também estão moldando o mercado do turismo a nível mundial. “Essas inovações melhoram a experiência de planejamento pré-viagem, fornecem assistência em tempo real durante a viagem e contribuem para um atendimento ao cliente mais personalizado e eficiente, influenciando o crescimento geral do mercado”, afirma o relatório.

Receba nossas newsletters