Os benefícios que os voos diretos da Tap para Lisboa vão trazer para o turismo de Porto Alegre e do Estado; como ponto de conexão entre a região Sul do Brasil e países do Cone Sul; foram tema de uma reunião ontem entre o secretário de turismo Luiz Fernando Moraes; a secretária de Estado; Abgail Pereira; com o vice-presidente da Tap; Luiz Mór.
A reunião com a presença de representantes das principais agências e operadoras de turismo e as entidades do trade da Capital na sede da Secretaria Municipal de Turismo; serviu para tratar dos detalhes do voo direto que a companhia inicia em 12 de junho entre Porto Alegre e Lisboa; inaugurando a conectividade do Rio Grande do Sul com demais países europeus.
Mór abriu a reunião lembrando o pedido da criação de uma rota para Lisboa; sem escala ou conexão feita por Luiz Fernando Moraes em janeiro de 2009. “Nossa proposta é integrar o Rio Grande do Sul na globalização para que o Estado assuma a centralidade de um novo espaço geográfico que se cria e que inclui não só os demais estados do sul do país; mas o Cone Sul e quem sabe outros países próximos. Isso propiciará a expansão do Estado como destino turístico; abrindo possibilidades de atrair o público do Uruguai e Argentina”.
O executivo defendeu que o trade e os órgãos oficiais de Turismo “alarguem” os destinos turísticos gaúchos para oferecer aos turistas europeus uma gama maior de atrativos e roteiros que os mantenha no Estado. “Em cada região brasileira que a Tap ingressou as economias locais mudaram e se dinamizaram”; afirmou; lembrando o trabalho de divulgação dos destinos turísticos brasileiros que a companhia realiza nos 49 cidades de 19 países europeus alcançados por sua malha aérea.
O secretário de Turismo de Porto Alegre; Luiz Fernando Moraes destacou a iniciativa. “”Essa ligação pioneira com a Europa a partir de Porto Alegre é um novo produto; que vai mudar a história do Estado e a matriz econômica gaúcha a partir do turismo; setor que impacta mais de 52 atividades produtivas; gerando emprego e renda”; projetou Moraes.
Para o trade; a conexão direta com a Europa fará de Porto Alegre o portão de entrada de turistas estrangeiros para outras regiões. “Teremos na Capital o Campeonato Mundial de Atletismo Máster; em 2013; e a Copa do Mundo em 2014; e esses vôos serão fundamentais para estimular um fluxo maior de turistas”; avaliou José de Jesus; presidente do Sindicato de Hotelaria e Gastronomia. Berenice Lewin; presidente do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau; o turismo da capital ficará mais acessível. “Temos agora que dar mais visibilidade a nossas possibilidades nas áreas de negócios; eventos e lazer para motivar os visitantes.”
A secretária estadual de Turismo; Abgail Pereira destacou a integração entre sua pasta e o órgão de turismo da Capital como vital para o turismo gaúcho. “. Parabenizamos a Tap por oportunizar essa ligação pioneira com a Europa a partir de Porto Alegre. Ela significa a oportunidade de criar um novo produto turístico; onde o estado rompe com barreiras de integração e faz de sua capital um novo produto que certamente irá mudar a matriz econômica gaúcha a partir do turismo. É a oportunidade de inserirmos definitivamente o Estado no cenário internacional“; disse.