Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Israel x Hamas: conflito afeta percepção de segurança em destinos a até 2 mil km de distância

Skyline de Doha a partir do Museu de Arte Islâmica e1668717856162 Israel x Hamas: conflito afeta percepção de segurança em destinos a até 2 mil km de distância

No Catar, houve uma queda bastante significativa de 18% (Foto: Ana Azevedo/M&E)

Um estudo da Mabrian Technologies sobre o Índice de Percepção de Segurança, que esclarece o impacto do conflito nos destinos vizinhos em termos de confiança dos turistas, revelou uma queda significativa neste índice para todos os destinos que poderiam ser vagamente definidos como “árabes”, independentemente da distância até ao conflito. No geral, o conflito entre Israel e Hamas afeta a perceção de segurança de destinos situados a até 2 mil quilômetros de distância.

A Percepção de Segurança é um indicador que mede o nível de confiança expresso por potenciais visitantes e viajantes em relação a um destino turístico com base na monitorização das redes sociais. Esta metodologia utiliza Inteligência Artificial (Processamento de Linguagem Natural) para interpretar o sentimento dos viajantes a partir das interações nas redes sociais.

No caso do conflito entre Israel e o Hamas, é constatada uma queda drástica na percepção de segurança nos destinos próximos à área de conflito.

Carlos Cendra, CMO da Mabrian, enfatizou o impacto imediato da conflitos no setor de viagens. “As viagens são uma das primeiras indústrias a sentir o peso do conflito, certamente a nível nacional. E o Índice Mabrian é um dos indicadores mais importantes que calculamos para nossos clientes, pois é um dos fatores chave para os turistas visitarem um país ou não. De que serve um bom custo-benefício se um destino não é considerado, com ou sem razão, seguro?”, indagou ele.

No caso do conflito entre Israel e o Hamas, é constatada uma queda drástica na percepção de segurança nos destinos próximos à área de conflito. A Jordânia e o Egito perderam cerca de de 20% e 28%, respectivamente, nesta pontuação nas últimas quatro semanas, em comparação com a semana anterior aos ataques de 7 de outubro em Israel. Mas os efeitos também são evidentes na Arábia Saudita, que perde cerca de 6% no seu índice de segurança.

Mesmo nos Emirados Árabes Unidos e no Catar, a mais de 2 mil km e 1,8 mil km respectivamente da área de conflito, é possível observar uma diminuição na percepção de segurança

E mesmo nos Emirados Árabes Unidos e no Catar, a mais de 2 mil km e 1,8 mil km respectivamente da área de conflito, é possível observar uma diminuição na percepção de segurança, sendo que no Catar houve uma queda bastante significativa de 18%. Até a Tunísia, ainda mais longe e muito mais próxima da Europa continental, também teve sua pontuação afetada. No geral, os países que vêem um impacto são considerados “árabes” no sentido mais amplo possível.

Por exemplo, o estudo revela que a Grécia está muito mais próxima da zona de conflito do que a maioria destes países afetados, mas a percepção de segurança não mudou. notavelmente.

Receba nossas newsletters