Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Parques e Atrações

Itaipu terá passeios 100% inclusivos para deficientes

602fb01dc3e6720-DOMINGO0015

As ações contemplam deficiências de natureza física ou sensorial (visão e audição) e a implantação desta novidade será gradativa, até 2024 (SkyTakes/Árvore Filmes)

O Complexo Turístico Itaipu (CTI) vai adotar novas tecnologias, adaptar espaços e capacitar seu pessoal para receber pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida em seus passeios à usina binacional. As ações contemplam deficiências de natureza física ou sensorial (visão e audição) e a implantação desta novidade será gradativa, até 2024, com investimento estimado em R$ 406 mil, o que tornará os passeios 100% inclusivos.

Entre as mudanças, está a adoção de um intérprete virtual de libras, a língua brasileira dos sinais, na página do turismo de Itaipu na internet – conforme prevê a lei 13.146/2015. O sistema poderá ter acessado por dispositivo móvel ou desktop e dará maior autonomia a deficientes auditivos (alfabetizados apenas em libras) para obter informações e comprar passeios no site.

Outra novidade será a implantação de audioguias descritivos para deficientes visuais, com detalhamento de toda a visita, incluindo o filme institucional (que também terá intérprete de libras, além de legendas em português e espanhol). O aplicativo do audioguia está em desenvolvimento pela equipe do PTI e poderá ser baixado no smartphone pelos visitantes.

O PTI também pretende espalhar em áreas de grande circulação de visitantes mapas táteis (para deficientes visuais) e totens com vídeos em libras, contendo informações sobre compra de ingresso, procedimento de segurança, embarque, dados de produção de energia e até curiosidades sobre a história da usina.

602fb0019c86120-DOMINGO0019

Atualmente, a Itaipu oferece três opções de passeios (SkyTakes/Árvore Filmes)

Além disso, peças impressas em 3D, em escala reduzida, permitirão a deficientes visuais conhecer por meio do tato a forma das principais estruturas da usina, como a barragem, a caixa espiral (em formato de caracol) e o eixo da turbina.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, lembra que o turismo é a principal atividade econômica de Foz do Iguaçu e a cidade deve estar preparada para receber todos os visitantes, com a mesma atenção e qualidade, independentemente de sua condição física. “A visita à usina de Itaipu é uma experiência incrível e deve estar disponível para todos. Por isso, nossa meta é eliminar qualquer obstáculo que ainda possa haver para os turistas. Queremos um turismo 100% acessível”, declarou.

Atualmente, a Itaipu oferece três opções de passeios: a Itaipu Panorâmica, o passeio mais procurado e que funciona diariamente; e, de terça-feira a domingo, o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) e o Ecomuseu.

Receba nossas newsletters