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Jamaica espera aumentar em até 200% o número de turistas brasileiros

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O Ministério do Turismo da Jamaica em parceria com o Escritório de Turismo da Jamaica e Jamaica Vecations está realizando uma missão promocional pela América Latina para divulgar o destino Jamaica. Nesta sexta-feira; 20/05; a comitiva chegou à São Paulo. O evento contou com a presença de Edmund Bartlett; ministro do Turismo da Jamaica; Alex Pace; representante encarregado da América Latina para o Escritório de Turismo da Jamaica; John Lynch; diretor de turismo do Escritório de Turismo da Jamaica e Lionel Reid; diretor executivo do Jamaica Vecations.

O turismo representa 47% da receita jamaicana em divisas; e 30% do PIB do país. Em 2010 o setor gerou cerca de US$2;2 bilhões. Cerca de 90 mil jamaicanos trabalham diretamente com o turismo; e mais de 250 mil indiretamente. De acordo com Alex Pace; no último ano mais de três mil brasileiros visitaram o país; e para 2012 é esperado um aumento entre 100% e 200% neste número. Segundo Edmund Bartlett; o crescimento se dará pelas parcerias firmadas entre o Turismo da Jamaica e operadoras e linhas aéreas do Brasil. “Contatamos cinco operadoras; como a CVC;  e representantes de linhas aéreas. Daqui a quatro semanas deveremos fazer um grande anúncio sobre a venda da marca Jamaica; o caminho está aberto”; disse. Alex Pace reforçou que haverá pacotes em dois ou três meses; e que devem se inciar em dezembro. Além disso a expectativa; segundo Pace; é que tenha voos semanais partindo de São Paulo diretos para Jamaica.

Outro ponto abordado foi a questão dos vistos. Hoje; é possível chegar ao país pelos Estados Unidos; com exigência de visto norte-americano; ou pelo Panamá; sem a exigência. Segundo o ministro; o governo está no processo de revisão dessa questão; e lembrou que passageiros do Mercosul não necessitam de visto de entrada no país. “Há um realinhamento global sobre a entrada nos países por conta da importância do turismo na economia”; disse. “Nós queremos tornar o processo mais conveniente; voando direto para a Jamaica; ou por outro páis da América do Sul”; explicou John Lynch; do Escritório de Turismo da Jamaica.

O processo de retomada do turismo jamaicano vem ocorrendo há cerca de dez anos com a construção de mais de oito mil unidades habitacionais; passando de 15 mil para 34 mil unidades; investimentos no recebimento aos turistas; como cursos de línguas; reforma nos dois principais aeroportos dos país e nas estradas. Sem revelar o tamanho do investimento; o ministro reforçou que a divulgação do destino e o incentivo ao turismo entre Brasil e Jamaica se dará agora de forma a chamar a atenção ao que o país oferece e também a sua infraestrutura. “Vamos iniciar um processo de sensibilização”; afirmou Edmund Bartlett.

“O propósito da visita é iniciar uma incursão no mercado brasileiro de turismo”; disse o ministro. Segundo ele a ação se justifica pelo Brasil ser uma dos líderes econômicos da América Latina; e um mercado que cresceu com a crise econômica. “É bom olharmos além do mercado tradicional; estamos olhando para o sul; esse é o contexto que nos trouxe ao Brasil”.  A missão; que já passou pelo Paraguai; seguirá para o Chile e e Colômbia;  também uns dos principais mercados emissores de turistas para a Jamaica; assim como o Brasil.

    

Alex Pace, representante da A.L. no o Escritório de Turismo da Jamaica; Edmund Bartlett, ministro do Turismo; John Lynch, diretor de Turismo do Escritório de Turismo; Lionel Reid, do Jamaica Vecations

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