Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Jubartes começam a chegar em São Sebastião (SP)

Cauda da baleia e como digital turista pode ajudar na identificacao dos animais enviando foto para Projeto Baleia a Vista Jubartes começam a chegar em São Sebastião (SP)

A temporada de baleias de 2023 terminou com o recorde de 740 avistamentos no Canal de São Sebastião e a expectativa para este ano é grande (Divulgação)

A primeira jubarte de 2024 foi vista no Litoral Norte na semana passada, praticamente na mesma data que São Sebastião começou a ativação da temporada de avistamento das gigantes do mar, que vai de maio a agosto. Trata-se de uma baleia jovem, segundo Júlio Cardoso, fundador do Projeto Baleia à Vista. Ele recebeu o vídeo do cetáceo saltando para fora da água, um dos mais belos espetáculos do mar. O registro foi feito na altura de Ubatuba por Jeferson Ramiro, capitão de um barco de passeios turísticos.

“No dia seguinte foi registrado um outro avistamento na região, mas tudo indica ser a mesma baleia”, conta Cardoso. Todos os anos, jubartes saem da Antártica em busca de águas mais quentes da costa brasileira para se reproduzirem e passam pelo Litoral Norte.

A temporada de baleias de 2023 terminou com o recorde de 740 avistamentos no Canal de São Sebastião e a expectativa para este ano é grande. A temporada de baleias começa em maio e vai até agosto, mas os meses com maior número de avistamentos são junho e julho. As agências que operam passeios de barco em São Sebastião já estão com agendamento aberto e a procura está em alta. Há empresa, inclusive, que já tem reservadas 30% de suas saídas ao mar durante toda a temporada.

“É, sem dúvida, um espetáculo que a maioria das pessoas gostaria de presenciar. É uma atração turística cujo interesse está crescendo e que nos orgulhamos de desenvolver com sustentabilidade. Tanto que no final do ano passado ganhamos o Prêmio Braztoa pela implementação bem-sucedida do turismo de observação de baleias que preza pela preservação ambiental”, relembra Adriana Augusto Balbo, secretária de Turismo de São Sebastião.

Receba nossas newsletters