Jornalista e publicitário, Luiz Fernando Moraes segue à frente da Secretaria de Turismo da capital gaúcha. Reconduzido ao cargo que ocupa desde 2007, conforme antecipou o M&E, quando a pasta foi criada em substituição ao antigo Escritório Municipal de Turismo, Moraes foi empossado ontem, 1º de janeiro, pelo prefeito José Fortunati, junto com os demais secretários municipais.
Porto Alegre foi a primeira capital do Sul do país a captar recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) que viabilizaram investimentos em áreas como a sinalização turística, e deram largada à construção da Casa Mercosul do Turista, que promete conferir à cidade um padrão de excelência no atendimento a turistas para a Copa de 2014. Outro projeto é a implantação do Bonde Histórico, que está com estudo de viabilidade concluído.
Moraes levará adiante o movimento feito junto ao trade e ao governo do Estado para que Porto Alegre receba a construção de um centro de eventos de grande porte, com área para feiras de 30 a 40 mil metros quadrados e auditórios para grandes convenções. “Este investimento importante também faz parte deste novo cenário do Turismo, que ampliará a competitividade de Porto Alegre na captação de grandes eventos nacionais e internacionais”, reforçou Moraes.
Porto Alegre está entre as quatro cidades do país que mais recebem eventos internacionais e turistas do exterior em viagens de negócios e para participar de eventos. A capital teve o maior crescimento proporcional na entrada de turistas estrangeiros por seu aeroporto, de 33,77%, à frente do Rio de Janeiro (Galeão), com 19,34%, Brasília, com aumento de 11,47% e São Paulo (Guarulhos), com 2,01%, segundo dados da Embratur referente ao período de janeiro a outubro deste ano. A hotelaria vive um momento de crescimento. Até a Copa 2014, a capacidade deve chegar a 20 mil leitos, com os novos projetos.
Moraes presidiu a Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), articulou a criação do Porto Alegre Healthcare, o primeiro cluster de Turismo de Saúde do país, e é presidente da Associação Brasileira de Turismo de Saúde (Abratus). Neste segmento, recebeu, em 2011, nos Estados Unidos, o prêmio “Líderes”, da entidade norte-americana Medical Tourism Association.