As exigências das organizações esportivas; FIFA – Federação Internacional de Futebol e COI- Comitê Olímpico Internacional; para a realização de seus eventos; abrangem todos os aspectos para garantir alta qualidade técnica; organização e boa estrutura. Desta forma; dois dos mais tradicionais pontos turísticos do Rio de Janeiro estão em obras para receber os Jogos Olímpicos Rio 2016 e a Copa do Mundo de 2014.
No Maracanã; o anel superior das arquibancadas começou a ser demolido. Apenas os setores leste e oeste serão derrubados; e em seu lugar haverá camarotes e arquibancadas vip. Cerca de 80% das rampas de acesso e o anel inferior também já foram ao chão. O Estádio ganhará uma cobertura para proteger todos os assentos e a distância do público até o gramado será reduzida.
O Sambódromo da Marquês de Sapucaí; em obras desde a segunda semana de dezembro; receberá uma expansão na área de uma antiga fábrica de cerveja; onde serão construídos hotéis; salas comerciais e outros empreendimentos. O espaço carnavalesco ganhará com a reforma 18 mil novos lugares; passando a receber cerca de 78 mil pessoas. No local da antiga fábrica; no setor 2; serão construídos um novo bloco com três módulos de arquibancadas; camarotes e frisas. A previsão é de que estas intervenções comecem logo após o carnaval de 2011 e sejam concluídas a tempo do carnaval de 2012.
A transformação do estádio tem sido atrativo para muitos turistas. A Secretaria estadual de Obras do Rio informou que o número de turistas entre janeiro e novembro deste ano chegou a 180 mil – em 2009; foram 160 mil. Sendo assim; a Secretaria de Turismo; Esporte e Lazer carioca resolveu criar um espaço para os torcedores acompanharem as mudanças: a Torre de Vidro; que receberá o Hall da Fama e o Centro de Memória do “Maior do Mundo” (alusão ao período em que o estádio foi o maior do mundo). Seus objetos serão espalhados pelos andares da torre; e na parte superior será construído um mirante de 600 metros quadrados. A previsão da conclusão da torre é para o início de 2011.
As previsões iniciais do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur; com base em experiências de outros países indicam um número de cerca de 600 mil estrangeiros a mais em visita ao Brasil durante a Copa do Mundo.