GRAMADO – Maranhão espera um Réveillon e um Carnaval agitados. A ideia é investir apenas no Ano Novo cerca de R$ 50 milhões, com a ideia de aumentar o fluxo em até 50%. De acordo com a secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araujo, em entrevista ao M&E neste segundo dia de Festuris 2023, há ainda as festas natalinas que movimentam o estado pouco antes da virada de ano.
“A temporada de verão tende a ser muito boa, a começar pelas festas natalinas e Réveillon. Nossa virada de ano é diferente porque levamos a folia para as praias, praças, lençóis maranhenses e chapadas, ou seja, há diversas formar de comemorar. E posteriormente, começamos a divulgar o nosso Carnaval, que tem duas versões: na praia e no centro histórico. Nosso Carnaval é muito rico porque temos brincadeiras,, blocos tradicionais, que tocam e cantam as musicalidades maranhenses”, disse ela.
Para aumentar este fluxo, é importante investir em conectividade aérea. “Estamos negociando com as companhias aéreas. A perspectiva é que comprem bilhetes com antecedência sempre. O Brasil todo está com esta dificuldade de oferta e no Maranhão não seria diferente, até porque só temos três companhias grandes em operação. Estamos em contato com Ministério do Turismo e Abear para vermos a melhor forma de aumentar o fluxo turístico”, destacou Socorro.
FESTURIS – A secretária de Turismo elogiou a organização do Festuris. “Todos os operadores praticamente vieram nos procurar querendo construir novos produtos e aumentar o fluxo para nosso estados. Temos uma diversidade muito grande para atender todos os públicos, lazer, corporativo, turismo de aventura, cultural, ecoturismo e agora, despontando, o turismo de base comunitária, outra maneira de trabalhar o turismo de experiência no Maranhão”, finalizou a secretária.
O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.