A FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), em parceria com o IPF (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio), lançou nesta quarta-feira (26) a plataforma de inteligência turística ‘Alumia’. Inédita no País, a plataforma com base em big data vai apresentar a evolução no tratamento de dados e na geração de informações para a gestão pública e privada e para o público em geral que precise trabalhar com informações para buscar melhorias no desenvolvimento de suas estratégias e negócios.
O evento de lançamento foi realizado no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, com a presença do coordenador de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Fabio Montanheiro Nascimento, além do próprio diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling.
“Essa ferramenta será uma luz para quem quer investir em Mato Grosso do Sul e precisa de informações que deem segurança para esse investimento”
A plataforma permitirá o monitoramento de toda a complexidade da atividade turística sul-mato-grossense, a partir da análise de dados e ações dos usuários, durante todo o processo da viagem a partir de informações de perfil e comportamento do turista, movimentação aérea, hotelaria, gastos e rastros digitais. A primeira plataforma do tipo no Brasil será um marco para o Estado e que vai nortear as decisões, diminuindo as incertezas na elaboração de estratégias.
“A Alumia é uma plataforma completa, que já começa pelo nome inspirador e que vai iluminar de fato o caminho daqueles que buscam desenvolver a atividade turística em nosso território e entregar cada vez mais as melhores experiências. Essa ferramenta será uma luz para quem quer investir em Mato Grosso do Sul e precisa de informações que deem segurança para esse investimento e, claro, para a gestão da Fundação de Turismo”, destaca Bruno Wendling, diretor-presidente da FundturMS.
“Temos certeza que este projeto trará grandes resultados para o Estado, ajudará a movimentar o comércio, impulsionando a nossa economia com geração de emprego e renda”
Com a Alumia, Mato Grosso do Sul terá uma radiografia mais fiel dos gastos do setor de turismo. Além de analisar os dados passados, permitirá que sejam trabalhados cenários futuros, incentivando novos negócios e investimentos. E tudo isso vai ajudar a preparar ainda mais o destino para receber os turistas e atendê-los da melhor forma.
“Temos certeza que este projeto trará grandes resultados para o Estado, ajudará a movimentar o comércio, impulsionando a nossa economia com geração de emprego e renda e reafirmando Mato Grosso do Sul como uma referência no turismo brasileiro e mundial”, declara Edison Araújo, presidente do Sistema Comércio MS.
Durante o lançamento foram apresentados quais dados poderão ser encontrados na Alumia, quais análises podem ser feitas, recortes geográficos e em quais canais há vídeos explicativos sobre a plataforma. “Tudo isso com bases científicas, dados oficiais, coletas primárias e Big Data. Queremos que todos aproveitem a ferramenta, pois a Alumia chegou para dar luz às decisões no turismo”, finaliza o diretor-presidente da FundturMS.
Bruno lembra que o Turismo precisa de dados. “Esse trabalho começou há 6 anos. E agora começa um novo ciclo que precisamos trabalhar dentro do turismo que são os dados, as informações turísticas. Iluminar, dar a luz, é o que o Lumia vai proporcionar a vocês. A Fundação vem trabalhando para inovar e iluminar cada um de vocês que trabalha com o setor”, destacou o presidente.