Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Meios de hospedagem arrecadaram mais de RS 25 mi para o DF em 2013

Os Impostos Sobre Serviços (ISS) arrecadados com as áreas de hotelaria, turismo e diversões no Distrito Federal totalizaram R$ 43.742.351,97, em 2013. O destaque foi para os meios de hospedagem, que contribuíram com R$25.880.329,27, ou seja, quase 50% do valor. Os dados são uma compilação dos números enviados pela Secretaria de Fazenda e estão disponíveis na oitava edição do Boletim de Monitoramento produzido pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

O montante arrecadado com o setor de hotelaria se destaca dos demais setores e evoluiu de forma independente. Após análise do quadro geral, pode-se perceber que o bom desempenho ocorreu, principalmente, no final do ano passado, quando a maior taxa de ocupação foi registrada em novembro, com impacto direto no mês de dezembro. Os índices cada vez mais crescentes têm motivado investimentos para o setor no DF, que possibilitaram maior contribuição da hotelaria para o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal.

Segundo o banco de dados do Observatório do Turismo, atualmente, estão em funcionamento 203 estabelecimentos de meios de hospedagem, totalizando 13.848 Unidades Habitacionais e 23.090 leitos em comercialização em todo o DF. Foram contabilizados ainda 5.437 Unidades Habitacionais em fase de construção em 13 novos meios de hospedagem, o que irá acrescentar 10.874 leitos na região. Além dos hotéis tradicionais, a cidade conta com 380 residências pré-cadastradas no Programa de Hospedagem Alternativa Cama e Café. Dados fornecidos pelo Sindicato de Turismo Rural e Ecológico do DF indicam ainda que há 25 empresas do turismo rural no DF, com capacidade de 1.824 leitos. Somadas a projeção de crescimento da hotelaria tradicional com a projeção de crescimento dos meios de hospedagem alternativos nos últimos anos para o DF, chega-se ao total de 39.141 leitos disponíveis, capazes de atender a diferentes perfis de visitantes do DF, distribuídos em mais de 600 estabelecimentos.

Lia Bianchini

Receba nossas newsletters