Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Melhor destino do Brasil segundo TripAdvisor, SP recebe homenagem

Na home o prefeito Fernando Haddad e o secretário para Assuntos do Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, recebem a placa das mãos do representante do Trip Advisor, Marco Jorge. Aqui, Poit e Jorge com a diretora de Turismo ds SPTuris, Luciane Leite

Na home o prefeito Fernando Haddad e o secretário para Assuntos do Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, recebem a placa das mãos do representante do Trip Advisor, Marco Jorge. Aqui, Poit e Jorge com a diretora de Turismo ds SPTuris, Luciane Leite


São Paulo é o melhor destino turístico do Brasil. Esta é a opinião dos usuários do TripAdvisor, que colocaram a capital paulista no topo do prêmio Travelers’ Choice Destinos 2014 no país, à frente do Rio de Janeiro, Gramado e Salvador. Na América do Sul, a cidade ficou na terceira colocação, atrás de Cuzco, no Perú, e Buenos Aires, na Argentina. A placa foi entregue na manhã desta quinta-feira (10/04) ao prefeito Fernando Haddad e ao secretário para assuntos do Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit pelo representante do site no Brasil, Marco Jorge.

“Melhor impossível”, definiu Haddad ao saber que a premiação é fruto das opiniões dos próprios turistas. “Isso é resultado dos trabalhadores paulistanos que recebem os turistas e a qualidade dos serviços prestados por todos que têm contato com os visitantes”, complementou.

Para ele, a cidade está cada vez mais preocupada em receber bem as pessoas e citou algumas ações que irão melhorar a vida dos turistas e dos paulistanos, como a troca de toda a iluminação, que irá ganhar lâmpadas de LED, e o plano diretor – que segundo ele – irá mudar totalmente São Paulo nos próximos 20 anos. “Tudo isso faz parte da percepção dos visitantes. Também vamos continuar melhorando o transporte público. Após a implantação das faixas de ônibus nas Marginais, por exemplo, temos o menor tempo do mundo para se chegar ao aeroporto internacional”, garantiu.

Poit ressaltou que este reconhecimento irá fortalecer ainda mais o Turismo paulistano. Ele acredita que este é um motivo para que os investimentos no setor continuem sendo feitos. “É um momento muito importante para a SPturis. Sabemos que temos muito a fazer, temos um plano de ação bastante forte para este ano, que é importante para nós por conta da Copa do Mundo”, afirmou o presidente da SPTuris.

Números – Em 2013 São Paulo recebeu 13,2 milhões de visitantes, sendo que 83,5% são brasileiros e 16,5% estrangeiros. Este fluxo gerou uma receita de R$ 10,9 bilhões na economia da cidade, o que corresponde a 2,2% do PIB paulistano. O setor é responsável por 455 mil empregos diretos na cidade e a arrecadação de impostos sobre serviços do turismo foi de R$ 252,5 milhões. São estatísticas que demonstram o tamanho deste mercado, mas para Poit ainda há um grande espaço para avançar. “Achamos que o Turismo pode ser uma das indústrias mais importantes da cidade. Esperamos, por conta da Copa do Mundo, 2 milhões a mais de visitantes, ultrapassando os 15 milhões”, ressaltou.

Trabalho contínuo – O presidente da SPTuris afirmou que entre os desafios da sua pasta está a retenção não apenas dos turistas nos finais de semana, mas também do próprio paulistano. A diretora de Turismo da empresa, Luciane Leite, foi pelo mesmo caminho, uma vez que o número de pessoas que visita a cidade exclusivamente a lazer tem aumentado significativamente ao longo dos anos. No início da década a ocupação média dos hotéis da capital nos finais de semana era de 26%, hoje este número chega a 56%.

“É um trabalho contínuo, que assim como a cidade, não para. Vamos trabalhar agora para que as pessoas possam reconhecer, cada vez mais, São Paulo como um destino de turismo urbano. Temos uma agenda cultural que hoje é imbatível”, afirmou a executiva, lembrando que 15% de todo o fluxo de turistas da cidade viaja exclusivamente a lazer.

Fotos: Eric Ribeiro

Receba nossas newsletters