
Durante coletiva de imprensa; que aconteceu na manhã desta quarta-feira (15/06); em São Paulo; a delegação do Turismo do México anunciou ações para fortalecer a relação entre os países. O objetivo; segundo a Ministra do Turismo do México; Gloria Guevara; é incrementar o fluxo turístico de brasileiros no destino. Além da Ministra; participaram da coletiva Diana Pomar; Diretora da CPTM no Brasil; Alejandro De La Peña; Embaixador do México no Brasil; Rodolfo Negrete; Diretor Geral Adjunto da CPTM; Miguel González; Diretor de Promoção e Marketing da Secretaria de Jalisco e Jesús Almaguer; Diretor de Turismo de Cancun.
Segundo a Ministra; a vinda da delegação ao Brasil tem três motivos: agradecer o apoio dos aperadores e companhias aéreas pelo fluxo de turistas que eles enviam ao destino; apresentar a oferta turística do destino; e pedir para que os brasileiros continuem a visitar o México para que cada vez mais o fluxo entre os países cresça. “Em 2010 tivemos um crescimento de 73% no número de visitantes brasileiros no país. Em 2011; somente nos primeiros meses (janeiro a abril) já registramos um incremento de 42% comparado ao ano anterior. É muito importante para nós que esse fluxo continue crescendo”; disse.
A vista da Ministra no Brasil contará com uma série de ações junto aos operadores brasileiros e as companhias aéreas para o fortalecimento da relação. Entre as ações está o desenvolvimento de novos produtos e realização de capacitações para agentes juntos com as aéreas. Uma das novidades anunciada por Gloria foi a criação de um voo direto da Tam para a cidade do México; que será implementado ainda este ano. Com esse novo voo e as ações previstas; o México estima ter um crescimento no fluxo de turistas para o destino. Para 2011; a meta é registrar cerca de 160 mil brasileiros e até 2018; chegar a 500 mil.
Para o Embaixador; a relação diplomática e política entre os dois países é excelente e com isso; o desejo de que essa relação se estreite mais. “Queremos cada vez mais a presença do Brasil no México e vice-versa. Em 2010; tivemos um recorde de brasileiros no destino. E para ajudar a aumentar esse volume; criamos uma série de facilidades migratórias para que os brasileiros possam visitar mais ao destino”; disse. Entre as facilidades está a autorização eletrônica; que permite o brasileiro emitir um visto online (negócio; turismo e trânsito) com validade para um viagem e permanência de até seis meses no país.
O visto emitido pelas embaixadas passam a ter vigência de dez anos e são emitidos no mesmo dia da entrevista. Além disso; o visto americano passa a ter validade para estrangeiros no México.
Gloria Guevara