A secretária de Turismo de Minas Gerais; Érica Drumond; vai apresentar amanhã aos prefeitos; secretários; presidentes e gestores das Associações de Circuitos Turísticos; o resultado da média Minas Gerais do Estudo de Competitividade Turística dos 17 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. O seminário de apresentação será realizado no Auditório Pirita; no Minascentro; a partir das 15h.
O objetivo do Estudo de Competitividade é realizar um diagnóstico detalhado e avaliar o grau da competitividade turística dos destinos; dentro dos princípios da sustentabilidade; para que os mesmos possam oferecer melhores produtos e serviços para o turista. São avaliados os seguintes aspectos: infraestrutura geral; acesso; serviços e equipamentos turísticos; atrativos turísticos; marketing; políticas públicas; cooperação regional; monitoramento; economia local; capacidade empresarial; aspectos sociais; aspectos ambientais e aspectos culturais.
Receberam o estudo os municípios de Sete Lagoas; Santana do Riacho; Poços de Caldas; São Lourenço; Maria da Fé; Capitólio; Araxá; Juiz de Fora; Camanducaia (Monte Verde); Caxambu e Caeté. Em 2010; foram incluídos também no Programa Destinos Indutores de Minas Gerais os seguintes municípios: Uberlândia; Ipatinga; Itabira; Brumadinho; Governador Valadares e Montes Claros. Os Destinos Indutores são aqueles que possuem infraestrutura básica e turística; com atrativos qualificados; e ferramentas para atrair e/ou distribuir fluxo de turistas para seu entorno; dinamizando a economia da região. Também integram o programa em Minas Gerais; os municípios de Ouro Preto; Diamantina; Tiradentes; Belo Horizonte e São João del Rei; que foram selecionados pelo Ministério do Turismo.