Minas Gerais vai produzir um manual informativo para prevenção de contaminação por monóxido de carbono. O anúncio da distribuição do material para empreendimentos hoteleiros de todo o estado aconteceu nessa tarde (23/03); após reunião entre o secretário de Estado de Turismo; Agostinho Patrus Filho; o gerente do Projeto Estruturador de Avaliação e Qualidade da Secretaria de Estado de Defesa Social; José Francisco da Silva; o diretor de Assuntos Institucionais do Corpo de Bombeiros; coronel Matuzail e a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); Silvania Capanema.
Agostinho Patrus Filho explicou que a medida de precaução será tomada após os indícios da causa da morte de um casal em consequência da contaminação por monóxido de carbono; em ambiente fechado; em uma pousada de luxo em Brumadinho. “O Governo de Minas respeita o tempo de apuração dos fatos; mas se antecede neste trabalho de prevenção tendo em vista a proximidade da alta temporada turística no Estado – outono/inverno –; que; certamente trará mais turistas para Minas Gerais; principalmente nos destinos montanhosos; como Monte Verde e outras cidades do Sul de Minas; além das tradicionais cidades históricas”; antecipou-se.
Patrus Filho disse ainda que a proposta é alertar os hotéis; as pousadas e outros estabelecimentos de hospedagem para que os estabelecimentos sigam as orientações do Corpo de Bombeiros. Serão produzidas aproximadamente 10 mil cartilhas a serem distribuídas a partir da próxima semana em todos os empreendimentos hoteleiros; secretarias municipais de turismo de Minas Gerais e Associações de Circuitos Turísticos do Estado.
O conteúdo do material está sendo produzido por um corpo técnico do Corpo de Bombeiros. A Setur; a ABIH e o Corpo de Bombeiros também disponibilizarão a cartilha nos portais das entidades (https://www.turismo.mg.gov.br – https://www.abihmg.com.br e https://www.bombeiros.mg.gov.br).