Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur e Itamaraty abrem inscrições para Rede de Cidades Criativas da Unesco

unesco

A última seleção realizada pelo Brasil para participar das Cidades Criativas da Unesco aconteceu em 2021 (Divulgação/MTur)

Ministério do Turismo, Ministério da Cultura e Itamaraty irão selecionar dois municípios para serem os candidatos brasileiros a ingressar no seleto grupo internacional da Rede de Cidades Criativas da Unesco. Para isso, os municípios interessados em fazer parte têm até 30 de maio para solicitarem a sua participação junto ao governo federal. Eles poderão pleitear o título em uma das sete categorias disponíveis: artesanato e artes populares; cinema; design; gastronomia; literatura; artes midiáticas (comunicação e mídia); e música.

Para participar, os gestores devem preencher o formulário de candidatura, indicando uma pessoa de contato e um grupo gerenciador de três ou quatro representantes dos setores público, privado e da sociedade civil. Eles também deverão apresentar um esboço de plano de ação da iniciativa em sua cidade no período de quatro anos e uma carta oficial do prefeito da cidade endossando a candidaturas.

“Atualmente, temos 12 cidades no país que fazem parte da rede global de cidades criativas, mas nosso potencial é enorme. Por isso, também estamos desenvolvendo uma rede brasileira, que contemplará ainda mais cidades que utilizam a criatividade como fator de desenvolvimento social e urbano, impulsionada pela atividade turística”, afirma a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

CRITÉRIOS – A avaliação das cidades realizada pela Unesco cumpre critérios pré-definidos que envolve a relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; história e o patrimônio da cidade; sinergia com outras áreas criativas; viabilidade financeira; capacidade do município em contribuir e engajar-se com a Rede; e engajamento de autoridades municipais na candidatura. Também serão observadas a qualidade da apresentação em língua inglesa e de material de divulgação como fotos e websites.

As propostas deverão ser encaminhadas ao e-mail [email protected].

CANDIDATURAS – A última seleção realizada pelo Brasil para participar das Cidades Criativas da Unesco aconteceu em 2021, quando o Ministério do Turismo e o Itamaraty receberam oito inscrições e escolheram as cidades de Campina Grande (PB) e Recife (PE) para participar do concurso. Os dois municípios foram reconhecidos como Cidades Criativas de Artes Midiáticas e da Música, respectivamente.

SELETO GRUPO – Além das duas cidades nordestinas, outras dez compõem o seleto grupo no Brasil: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), na categoria de Gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), na categoria de Design; Salvador (BA), em Música; Santos (SP), no Cinema; e João Pessoa (PB), como Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares.

Receba nossas newsletters