Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Mtur já entregou 5 mil certificados por iniciativas de regionalização do turismo

Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio

Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro AntônioTur 

O Ministério do Turismo já entregou mais de 5 mil certificados para gestores, prefeitos e presidentes de conselhos municipais que atuam na regionalização do turismo. Além de dar reconhecimento ao trabalho e de comprovar a participação no Mapa do Turismo Brasileiro, o documento facilita a solicitação de apoio financeiro, destinado pelo MTur, a projetos de estruturação dos destinos.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, é gratificante ver que muitos gestores estão engajados em desenvolver o turismo brasileiro. “A quantidade destes certificados mostra o quanto de parceiros temos espalhados pelo país com um mesmo interesse: fazer do nosso país uma potência no turismo. Isso valida a responsabilidade no âmbito federal e local de trabalharmos juntos para ajudar o Brasil na geração de emprego e renda”, ressaltou o ministro.

Ao todo, foram emitidos 333 certificados para gestores regionais, 2.694 para prefeitos e outros 2.694 para presidentes de conselhos municipais de turismo, como é o caso do presidente da Federação do Circuito Turístico do estado de Minas Gerais, Igor Diniz. Para ele, a certificação traz maior acompanhamento por parte do governo federal e dos próprios municípios. “Ele mudou completamente a questão da visibilidade dos municípios em relação ao programa de regionalização do Ministério do Turismo”, citou.

O certificado faz parte do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, e é ofertado para todos os entes e gestores que fazem parte do Mapa do Turismo brasileiro. A iniciativa orienta a atuação do governo federal no desenvolvimento das políticas públicas e define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.

De acordo com o secretário de Turismo de Baía da Traição, na Paraíba, Aluízio José de Lorena, ações como essa são de suma importância para fortalecer o turismo para quem está na ponta. “O programa de regionalização tem uma importância fundamental para os que estão na ponta. Temos nesse programa a oportunidade de conhecer a potencialidade desses municípios, tornando a região propícia para qualquer turista do mundo, além de direcionar os recursos do MTur diretamente para quem se preocupa com o desenvolvimento do setor”, finalizou.

Receba nossas newsletters