Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur lança cartilha para alavancar municípios turísticos ou com potencial turístico

Marco_Ankosqui MTur ferias brasil

O material é destinado a apoiar gestores municipais, em especial do turismo, em seus processos de planejamento e gestão do território (Marco Ankosqui/MTur)

O Ministério do Turismo (MTur) disponibilizou seu Plano Diretor Orientado ao Turismo. O material é destinado a apoiar gestores municipais, em especial do turismo, em seus processos de planejamento e gestão do território, com um passo a passo para que municípios turísticos ou com potencial turístico possam alavancar o desenvolvimento municipal por meio do fortalecimento da capacidade técnica e institucional dos gestores.

Entre os temas que serão encontrados pelos gestores na cartilha estão informações a respeito do que é um plano diretor; como definir uma equipe técnica e realizar um diagnóstico crítico e participativo; definir princípios, diretrizes e objetivos; como definir estratégias, prever e captar recursos para a execução; entre outros temas.

“O Plano Diretor Orientado ao Turismo é um suporte orientativo para que municípios turísticos elaborem os seus respectivos Planos Diretores, buscando direcioná-los ao desenvolvimento e ao aproveitamento de espaços e atrativos turísticos. O MTur visa, ainda, apoiar as cidades no que diz respeito a temas como turismo sustentável, geração de renda e empregos, garantia da acessibilidade e vitalidade dos espaços urbanos turísticos”, informou o ministério.

Receba nossas newsletters