Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur prorroga prazo para participar do projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)

CARNAVAL NO RECIFE 2023Foto Ana Azevedo ME 19 1 MTur prorroga prazo para participar do projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)

A ação é especialmente para as cidades que estão à procura de promover o seu turismo de forma inovadora e sustentável (Ana Azevedo/M&E)

O Ministério do Turismo prorrogou o prazo para participar da Estratégia Nacional de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Agora os interessados têm até o dia 28 de abril para se inscrever. O projeto pretende desenvolver, em parceria com as cidades, um Plano de Transformação específico e um sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes para os 10 destinos (pelo menos um de cada região do país) que forem classificados, após terem um diagnóstico realizado por uma consultoria especializada no tema.

A ação é especialmente para as cidades que estão à procura de promover o seu turismo de forma inovadora e sustentável. Podem participar os municípios da categoria A e B do Mapa do Turismo Brasileiro de 2022, do Programa de Regionalização do Turismo.

“Esta é uma ação que transformará realidades, conferindo mais competitividade aos nossos destinos por meio do fortalecimento de eixos estruturantes que se relacionam com o turismo, como acessibilidade, sustentabilidade e inovação”, destaca a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

As cidades que preencherem os requisitos solicitados no edital e se integrarem no modelo DTI passarão por um diagnóstico que designará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, com capacitações de gestores locais do setor. O processo será realizado e acompanhado por uma equipe técnica do MTur, que realizará visitas técnicas e um relatório conclusivo.

ETAPAS – Os destinos escolhidos passarão por duas etapas: a primeira consiste no diagnóstico e planejamento para conhecer a cidade e sua situação. A partir disso, será realizado a criação do Plano de Transformação que vai auxiliar o município a se transformar em um destino turístico inteligente. Em segundo, vem a implementação das estratégias estruturadas no Plano, com o intuito de adquirir o Selo DTI Brasil.

Informações: [email protected].

Receba nossas newsletters