Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Destinos / Turismo em Dados

Nascer ou pôr do sol à beira mar lideram experiências sensoriais ligadas a férias, diz pesquisa

Vista do pôr do sol direto da varanda de minha cabine

Cenários mais citados pelos entrevistados foram o nascer ou o pôr do sol à beira mar (75%)

Uma pesquisa realizada pela Booking.com mapeou as principais experiências sensoriais ligadas a férias, os cenários mais citados pelos entrevistados foram o nascer ou o pôr do sol à beira mar (75%). Quanto aos odores líderes em lembranças, destaque para o cheiro de mar e praia (73%). No quesito sons, sobressaem ondas do mar quebrando (70%).

Vivências relacionadas ao turismo de natureza também têm espaço na memória turística dos consultados. Paisagens montanhosas foram o segundo panorama mais lembrado por viajantes (55%), e “mato e campo” vieram na segunda posição na questão do olfato. Em relação à audição, pássaros cantando e barulho de cachoeira estiveram presentes nas citações de 57% e 44%, respectivamente, das pessoas ouvidas na pesquisa.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, avalia que o estudo comprova o grande poder de atração dos principais destinos nacionais. “A pesquisa comprova o que já dizemos há algum tempo: nada se iguala ao Brasil em atrativos de sol, praia e natureza. Temos destinos com atrações únicas em todo o mundo, e é esse potencial que trabalhamos para garantir o pleno aproveitamento das virtudes que o Brasil pode oferecer aos visitantes”, ressalta.

Litoral e natureza também se fizeram notar nas respostas sobre quais paisagens que os entrevistados mais gostam de admirar em viagens: 64% indicaram uma praia paradisíaca deserta, com águas cristalinas e areia branca. Já a vista de um pequeno vilarejo, rodeado de montanhas verdes e lagos, ficou em segundo (48%). Quanto às texturas mais lembradas, a areia da praia foi escolhida por 74%, enquanto a água do mar ou piscina teve 53% das opções.

Outros 74% disseram preferir mergulhar no mar em vez de na piscina, e 75% associaram férias a clima quente. Já no ranking das maiores saudades relativas a viagens, a ausência de preocupações e a descoberta de novos lugares vieram em primeiro lugar (53%), seguidas da sensação da brisa do mar no rosto (47%) e de provar um novo prato (40%). A pesquisa online foi realizada em outubro com mil adultos que pretendem viajar nos próximos 12 meses.

Receba nossas newsletters