Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Parques e Atrações

Natal de Águas e Luzes de Foz do Iguaçu terá duração de 35 dias

Estruturas já começaram a ser instaladas. Boa parte dos dez pontos decorativos do evento será montada nesta semana.

Estruturas já começaram a ser instaladas. Boa parte dos dez pontos decorativos do evento será montada nesta semana.

O tradicional Natal de Águas e Luzes de Foz do Iguaçu, organizado pela Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu e outros parceiros, revelou sua programação, que vai de 1º de dezembro de 2021 a 5 de janeiro de 2022, somando 35 dias.

Os preparativos para a atração já começaram e as estruturas chamam a atenção de quem passa pelo local, que terá muitas luzes, árvores coloridas e o “Vale da Borboletas”, um cartão-postal para fotos e selfies para moradores e visitantes da cidade.

O conceito deste ano, de Águas e Luzes, é uma alusão às Cataratas do Iguaçu, maior atração turística de Foz do Iguaçu, aos rios que banham a região e à própria usina de Itaipu, líder mundial em geração de energia limpa e renovável.

A intenção, de acordo com o prefeito Chico Brasileiro, é tornar o Natal de Águas e Luzes um evento perene. “Foz do Iguaçu já é conhecida como destino internacional pelas belezas naturais e pela grande obra da engenharia humana, a Itaipu, e tem tudo para se fixar também como roteiro preferido de Natal de muitos turistas”, afirmou.

Com a festa, a população de Foz poderá se encantar, após quase dois anos de pandemia da covid-19. “E ela merece essa alegria”, disse o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira, ao lembrar que o turismo foi um dos setores mais prejudicados neste período.

Desde março do ano passado, a Itaipu tem contribuído em várias frentes em Foz do Iguaçu e região. Só no combate à pandemia foram mais de R$ 85 milhões. Nas obras estruturantes, como a construção da segunda ponte sobre o Rio Paraná e melhorias no Aeroporto Internacional de Foz, os aportes somam mais de R$ 2,5 bilhões, com geração de empregos para mais de 2,5 mil pessoas.

PREPARAÇÃO PARA AS FESTIVIDADES

Ao longo desta semana, começa a montagem de boa parte dos demais nove pontos. Além de abrigar o “Vale das Borboletas”, a Praça da Paz será a “Praça das Águas”. A Avenida Jorge Schimmelpfeng, corredor que liga o Parque Nacional do Iguaçu à usina de Itaipu, será o “Caminho das Águas”.

A Avenida Brasil sediará os “Presentes de Luz”. A Igreja Matriz São João Batista terá o “Milagre da Luz”, referência ao nascimento do menino Jesus e à estrela que guiou os reis magos. Na praça do Colégio Mitre haverá a estrutura “Um sonho de Natal”. Já o Gramadão da Vila A vai ser transformado na “Vila de Natal” e “Floresta Encantada”.

A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, seguirá a mesma linha da Matriz, com o ponto “Milagre de Natal”. Os trevos da Avenida Costa e Silva e do Aeroporto darão boas-vindas aos visitantes com os pontos “Magia de Natal”, que se repetirão para os moradores no Terminal de Transporte Urbano.

O evento pretende transformar a fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina em destino internacional de festa natalina. Segundo os organizadores do espetáculo, esse é só o começo da magia de uma festa natalina que vai deixar o Destino Iguaçu ainda mais encantador.

NOVIDADES

Uma das grandes novidades deste ano será a iluminação cênica inédita da Ponte Internacional da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai. A lista da programação cultural e artística inclui shows, balonismo, autos natalinos, desfile de Natal (parada) e apresentação da Banda Sinfônica do Exército, entre outros. Todas as atrações serão gratuitas.

É possível conferir toda a programação através do site. 

Receba nossas newsletters