
SÃO PAULO – A terceira edição do Travel Summit Orinter Casamentos, realizada nesta terça-feira (22), em São Paulo, consolidou a força do turismo de casamento e lua de mel como um dos principais pilares de crescimento para destinos internacionais. Com foco na capacitação de agentes de viagens, o evento reuniu cerca de 120 profissionais e trouxe apresentações de destinos especializados em Wedding Tourism, além de hotelaria e companhias aéreas parceiras.
- Orinter reúne trade para divulgar segmento de casamentos, veja fotos
- Evento da Orinter destaca destinos e oportunidades no mercado de casamentos, veja fotos
- Casamentos crescem 66% na Orinter e operadora aposta em agente como parceiro-chave
O encontro destacou novidades, diferenciais e tendências de alguns dos lugares mais procurados por casais brasileiros, além de apresentar ações práticas voltadas à venda de pacotes personalizados.
Tailândia

Abrindo as apresentações, Lawrence Reinisch, representante do Turismo da Tailândia no Brasil, trouxe um panorama afetivo e estratégico do destino, destacando o país como referência para casamentos e viagens de lua-de-mel. Segundo ele, a Tailândia é capaz de atender diferentes perfis de viajantes e emocionar pela diversidade cultural, espiritualidade e natureza.
“São mais de mil ilhas que tem na Tailândia. Você vê como isso, pra quem gosta de mar, quem gosta de vida livre, é incrível”, afirmou, ao destacar o apelo da região sul do país. Já no norte, o foco é outro: “Chiang Mai, Chiang Rai ao norte, onde você consegue ter um entrosamento muito grande, tanto com aspectos de selva, aspectos de floresta, quanto com aspectos também dos animais que vivem, e também com a religiosidade da região. Então, para o lado espiritual também, o norte da Tailândia é incrível.”
Bahamas

Representando as Bahamas, Juliana Marinotti, apresentou o arquipélago como um dos destinos mais preparados do mundo para receber casamentos e luas de mel. Com mais de 700 ilhas, clima tropical durante todo o ano e uma ampla oferta de resorts, o destino oferece não só beleza natural, mas também infraestrutura completa e profissionais especializados no segmento wedding.
“As Bahamas são referência quando o assunto é casamento. Temos fornecedores experientes, estrutura de alto nível e uma natureza que fala por si”, reforçou.
Juliana destacou ainda a popularidade de Nassau e Exuma para cerimônias em praias cinematográficas, além de parcerias com resorts all inclusive que já entendem o perfil do viajante brasileiro. A facilidade de idioma (inglês), boa conectividade e pacotes exclusivos também foram apontados como diferenciais competitivos.
Belize

Andréia Dias, representante de Belize, surpreendeu os agentes com um destino ainda pouco explorado por brasileiros, mas com enorme potencial para casamentos e luas de mel. Com natureza preservada, ruínas maias, florestas tropicais e uma costa banhada pelo segundo maior recife de coral do mundo, o país caribenho encanta pela originalidade e exclusividade.
“Belize é para quem quer sair do óbvio. É natureza, cultura viva, e experiências autênticas que tornam cada cerimônia única.”
Andréia também explicou os esforços de divulgação do destino e a recente ampliação de opções de hospedagem boutique e resorts de luxo, além de destacar o casamento como oportunidade de imersão cultural, com elementos maias e caribenhos.
Curaçao

Durante a apresentação de Curaçao, Vinicius Dantas destacou o crescente interesse dos brasileiros pela ilha como destino para casamentos, luas de mel e renovações de votos. Segundo ele, Curaçao conquista os noivos por sua energia acolhedora, mar azul cristalino durante todo o ano e localização privilegiada fora da rota de furacões.
“A ilha tem grandes resorts, o brasileiro ama, mas é também um lugar que recebe muito bem celebrações mais intimistas”, afirmou. Para quem busca um cenário caribenho com estrutura, beleza e tranquilidade, Curaçao se apresenta como uma escolha perfeita.
Panamá

A apresentação de Claudia Guerra, representante Panamá, focou na diversidade de paisagens e possibilidades do país, que mistura história, modernidade e natureza exuberante.
“O Panamá tem ilhas paradisíacas, comunidades indígenas, resorts cinco estrelas e ainda o Canal, símbolo da nossa história. Um casamento aqui é uma viagem por múltiplas experiências.”
Claudia destacou lugares como San Blás, Bocas del Toro e Pearl Islands como refúgios perfeitos para cerimônias pé na areia, além de experiências como observação de baleias (de julho a outubro), mergulho, trilhas, gastronomia e city tours culturais.
Ela também apresentou a facilidade de acesso com voos diretos do Brasil e a integração entre operadoras, hotéis e comunidades locais para criar roteiros com impacto positivo e autenticidade.
Copa Airlines

Encerrando as apresentações, Karina Nascimento, executiva da Copa Airlines, reforçou o papel estratégico da companhia na conexão dos brasileiros com destinos de casamento no Caribe e América Central.
“Temos mais de 80 destinos, saindo de 11 cidades brasileiras. A Copa é a ponte entre os casais e os sonhos deles.”
Karina destacou as vantagens de fazer conexão no Panamá, com curtos tempos de espera, voos noturnos e frequências que favorecem roteiros sob medida. Também lembrou da possibilidade de stopover gratuito no Panamá, o que permite estender a viagem com novas experiências.



