Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Noronha proibe entrada de plásticos descartáveis na ilha

Fernando de Noronha, no Brasil, figura no top 10 global

Fernando de Noronha aboliu plásticos descartáveis da ilha

Desde de dezembro de 2018, Fernando de Noronha proibiu uso e venda de plásticos descartáveis na ilha. Noronha é o primeiro destino no Brasil a aprovar o banimento total dos descartáveis. A proibição também se estende, além dos plásticos, para produtos feitos de isopor, compostos de polietilenos, polipropilenos e similares. As regras valem para moradores e turistas.

Para ajudar na conscientização e na criação de soluções para sensibilizar e engajar a todos, o administrador da ilha, Guilherme Rocha, firmou parceria por meio de protocolo de intenções para iniciar os trabalhos de sensibilização entre a administração, as empresas, turistas e a sociedade em geral.

Para a conselheira distrital, Marilde Martins, a proibição dos descartáveis é de extrema necessidade. “É importante não só para Noronha, mas para o planeta. A gente já vem trabalhando a educação sobre o cuidado com o lixo devido as epidemias. Principalmente na ilha, que é um local pequeno, bonito, onde temos esse problema. Então a conscientização é necessária, eu estou aqui para reproduzir o que eu vi nas palestras, com muita esperança de que as pessoas entendam a necessidade da educação em relação ao lixo”.

No lugar de plástico descartáveis será incentivado o uso de sacolas retornáveis, embalagens de papel e materiais biodegradáveis. O decreto assinado em dezembro estabelece prazo de 120 dias para erradicação do plástico descartável. Em 13 de abril o prazo de adaptação se encerra e se inicia a fiscalização, com aplicação de eventuais multas.

Quem for pego descumprindo os termos de decreto será notificado e havendo segundo flagrante, será aplicada multa no valor de meio salário mínimo. A partir da terceira, será aplicada multa em valor dobrado da última.

Receba nossas newsletters