Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Nova lei permite que milhares de brasileiros conquistem a cidadania portuguesa

shutterstock passaporte portugal Nova lei permite que milhares de brasileiros conquistem a cidadania portuguesa

A nova lei altera a forma de contagem do prazo de residência legal no país, para fins de nacionalidade (Shutterstock)

Já está em vigor a mudança realizada na Lei de Nacionalidade de Portugal, que beneficia estrangeiros que residem no país europeu há pelo menos cinco anos, permitindo que essas pessoas conquistem o direito à cidadania portuguesa. O anúncio, inclusive, permite que milhares de brasileiros tenham direito ao documento. No último ano, estima-se que Portugal recebeu quase 29 mil pedidos de nacionalidade portuguesa e quase metade desse número era de brasileiros.

Para dar entrada no processo, o brasileiro precisa comprovar residência e trabalho em Portugal, como empregado ou empreendedor, e contribuir para a previdência social. Atualmente, são pelo menos 360 mil brasileiros que vivem legalmente no país, formando a maior comunidade de imigrantes por lá, representando 40% da população estrangeira.

Diante disso, antes da mudança na lei, aqueles que moravam em Portugal enfrentavam dificuldades devido ao tempo de espera pela autorização de residência. Os estrangeiros que chegavam no país, a partir de 2019, como turistas, podiam manifestar o interesse, mas essa autorização provisória levava anos para ser concedida.

A nova lei altera a forma de contagem do prazo de residência legal no país, para fins de nacionalidade. Até então, o prazo de residência legal exigido para a obtenção da nacionalidade portuguesa era de cinco anos consecutivos. No entanto, a nova legislação permite que o prazo seja contado de forma cumulativa, desde que o estrangeiro tenha permanecido no país de forma legal por, pelo menos, um ano no período de cinco anos.

“Essa mudança representa uma importante simplificação do processo de obtenção da nacionalidade portuguesa. Isso porque, até então, os estrangeiros que haviam permanecido no país por períodos intercalados, mesmo que totalizando cinco anos, por exemplo, não eram elegíveis para esse direito”, declara o especialista em cidadania portuguesa e CEO da Quincas, Eduardo Velloso.

A nova regra é uma boa notícia para os estrangeiros que desejam obter a dupla cidadania. Ela torna o processo mais acessível e simplificado, e abre a possibilidade para que mais pessoas possam se tornar cidadãos portugueses. Lembrando que ainda é importante analisar os documentos e requisitos necessários para isso

Receba nossas newsletters