O prefeito do Nova York; Michael R. Bloomberg; divulgou os números oficiais do turismo na cidade em 2010. A Big Apple bateu todos os recordes; atingindo a marca 48;7 milhões de visitantes em 2010; sendo que 39 milhões eram originários dos Estados Unidos e 9;7 milhões de outros países.
Os hotéis também comemoram recordes; tanto na adição de novos quartos quanto em hospedagem. Apesar das tarifas terem subido 9;8% em 2009; no ano passado as vendas registraram 25;7 milhões de diárias compradas. O total ultrapassa em 2 milhões o recorde anterior e é reflexo dos investimentos do setor; que agregou 7.000 quartos ao seu inventário em 2010 (um crescimento de 7%).
Ao lado de George Fertitta; CEO da NYC & Company – órgão responsável pelo marketing e promoção do destino – Bloomberg informou sobre os esforços para chegar aos 50 milhões de turistas anuais até 2012. A meta foi traçada em 2007 e é uma das maiores promessas de sua administração. “O ano passado foi o melhor ano para o turismo de Nova York. Estamos a caminho dos 50 milhões de visitantes anuais. E em 2010 empregamos mais nova-iorquinos do que nunca. Como resultado disso; os US$ 31 bilhões gastos pelos turistas ajudaram no desenvolvimento de nossos restaurantes; lojas; hotéis e instituições culturais”; disse.
“Muitas pessoas não percebem a importância do turismo para a Cidade de Nova York. Cada pessoa que nos visita ajuda no desenvolvimento hoteleiro; de nossos restaurantes; lojas e mais importante; na estabilização da força-tarefa. Nova York está muito orgulhosa por todas as contribuições à indústria; esforços mútuos no ano passado e a dedicação para atingir nossa meta até 2012”; celebra George Fertitta.