Neste domingo, dia 18, o galpão provisório, onde ficarão os comerciantes durante a reforma da Feira de São Joaquim, foi entregue pelo Governo do Estado. A solenidade contou com a presença do secretário de Turismo, Domingos Leonelli, da diretora da Conder, Lívia Gabrielli, além de feirantes e outras autoridades.
A requalificação do espaço é uma iniciativa do Governo da Bahia por meio da Secretaria do Turismo e da Companhia Estadual de Desenvolvimento Urbano (Conder) e as obras contam com recursos do Ministério do Turismo (R$ 32 milhões) e Tesouro Estadual.
No galpão, funcionarão 221 boxes, incluindo 39 restaurantes e 142 bancas (estruturas móveis) além de toda a infraestrutura necessária para atender bem aos clientes que frequentam o local. “Neste primeiro momento, virão os comerciantes que trabalham com animais vivos e também com peixes e mariscos. Aqui eles terão água, energia, esgotamento sanitário e câmaras frigoríficas para acondicionar os produtos que serão comercializados”, informou o secretário.
A diretora da Companhia Estadual de Desenvolvimento Urbano (Conder), Lívia Gabrielli, disse que a reforma da feira será feira em sete etapas e que a conclusão dos serviços está prevista para o primeiro semestre de 2014.
Tradicional centro de compras de Salvador, a Feira de São Joaquim conta com mais de 2 mil feirantes e outras três mil pessoas que vivem indiretamente da feira. Marcílio Costa, presidente do Sindicato dos Feirantes de Salvador, destaca a importância da reforma do local. “Esta feira estava ameaçada de não mais existir e, felizmente, esta iniciativa manterá este local vivo, pois é um espaço muito importante para os baianos”, disse.