Genebra, na Suíça, registrou um aumento de 43% no número de brasileiros entre 2009 e 2013. Desta forma, o Brasil se tornou o 16º maior mercado para o destino, tendo fechado 2013 com um total de 40.401 pernoites geradas. No geral, a participação ainda é pequena, com menos de 2%, mas o potencial de crescimento é reconhecido pelo Geneva Tourism & Conventions Foundation, que está em missão no Brasil para apresentar os 11 maiores hotéis da cidade para o trade.
“O Brasil é extremamente importante para nós”, definiu o CEO da entidade, Philippe Vignon. “Somos um destino considerado premium, até pela qualidade dos nossos hotéis, mas em relação a preços, não somos mais caros do que São Paulo, por exemplo”, complementou. De acordo com o executivo, o gasto médio dos brasileiros no destino é de R$ 700 por dia.
Após apresentar o destino nesta segunda-feira (17/03) para agências e operadoras de São Paulo, a comitiva de Genebra segue para o Rio de Janeiro, onde acontece um workshop para os profissionais cariocas. “Nosso objetivo é estreitar o relacionamento com os principais atores do trade e desenvolver uma próspera parceria com eles”, afirmou Vignon.
A Suíça recebeu um total de 86.529 brasileiros em 2013, dos quais 19% foram para Genebra. Deste total, 16,86% foram para hotéis de uma ou duas estrelas, 22,42% três estrelas, 30,35% quatro e 20,81% cinco estrelas. Os demais se hospedaram em empreendimentos sem classificação. “Um dos fatores importantes para o mercado brasileiro é a nossa proximidade com alguns dos principais destinos da Europa. Estamos, por exemplo, a três horas de Paris”, disse.