Como uma força impulsionadora da indústria global de turismo, o turismo internacional chinês manteve seu crescimento durante os últimos anos e agora lidera o mercado. De acordo com as estatísticas da Administração Nacional de Turismo da China (“CNTA – China National Tourism Administration”), o número de turistas internacionais chineses disparou para mais de 83 milhões em 2012 e atingiu a marca de 94,3 milhões em 2013. Este mercado gerou US$ 102 bilhões de consumo no exterior em 2012.
Considerando o aumento de receita disponível e a forte demanda empresarial, a expectativa é que o salto no desenvolvimento do turismo internacional chinês continuae durante a próxima década. A previsão é que o número de turistas internacionais chegue a 200 milhões até o final de 2016 – uma taxa de crescimento de 30% em base anual. Com foco nesses números, Xangai realiza diversos eventos em 2014 voltados para o turismo no país.
A Feira Mundial de Turismo (World Travel Fair), a principal exposição de turismo da China, realizada anualmente em Xangai e organizada conjuntamente pela Administração Municipal de Turismo de Xangai e pela VNU Exhibitions Europe, é uma oportunidade para os participantes do comércio turístico global de se encontrarem, interagirem, negociarem e realizarem transações, além de ser uma plataforma efetiva para o marketing de consumo. Em 2013, a exposição reuniu mais de 45 mil visitantes e mais de 550 exibidores de todo o mundo.
Já a “Feira Mundial de Turismo Profissional” (World Travel Fair Professional – voltado para o trade do setor) oferece uma atmosfera e instalações exclusivas de negócios para o turismo, além de proporcionar uma oportunidade para os exibidores encontrarem parceiros de negócios e fecharem negociações.
Para os visitantes públicos, o Carnaval do Turismo Mundial (World Tourism Carnival) é uma maneira eficiente para descobrir as maravilhas do mundo de maneira versátil. Os exibidores são incentivados a trazerem seus recursos, ofertas especiais, dicas de viagem e atividades de interação no local com os consumidores.