
O roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves (RS), completou 20 anos no último mês de maio com resultados positivos para comemorar. A rota registrou um aumento de 12 pontos percentuais no número de visitantes em 2011, com relação ao ano anterior. Foram 65 mil visitantes em 2011, de acordo com Nestor José Foresti, secretário executivo da Associação Caminhos de Pedra.
“O perfil do turista mudou muito nesses últimos 20 anos. Hoje a tendência é ter liberdade. Antes a maior parte dos visitantes provinha de ônibus de agências e operadoras, hoje esse grupo foi substituído pelos carros particulares”, comentou Foresti sobre o novo comportamento dos turistas que visitam o destino.
Origem do roteiro – A partir de um levantamento do acervo arquitetônico do interior do município de Bento Gonçalves, em 1987, constatou-se que a Linha Palmeiro e parte da Linha Pedro Salgado, no Distrito de São Pedro, possuía o maior acervo de casas antigas, conservava a cultura dos imigrantes italianos e acesso fácil. Com recursos do Hotel Dall’Onder, as primeiras quatro casas foram restauradas e passaram a receber visitação. Em 10 de julho de 1997, com assessoria do Sebrae, foi fundada a Associação Caminhos de Pedra.
Atualmente, o roteiro conta com 15 casas abertas à visitação, mas o objetivo é que se tenha 60 delas. Diante das ameaças da urbanização, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) tombou a paisagem cultural dos Caminhos de Pedra.
Pamela Mascarenhas, de Bento Gonçalves (RS)