Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Observatório do Turismo de Bonito automatiza pesquisa de fluxo do destino

IMG 20230411 WA0004 Observatório do Turismo de Bonito automatiza pesquisa de fluxo do destino

Pesquisa de demanda turística realizada durante a Semana Santa (Divulgação)

O Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (Oteb) iniciou no feriado da Semana Santa a automatização na aplicação de pesquisas de demanda turística no destino, trabalho que realiza desde 2016 em convênio com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur). Além do formulário impresso, as pesquisadoras passam a contar com o preenchimento do questionário via celular e o turista tem a opção de responder posteriormente pelo QR Code.

O Oteb foi criado em 2015 pelo Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB) para identificar o perfil e os hábitos do turista, a quantidade de visitantes a Bonito e região, de onde vêm, os passeios realizados, dias de permanência no destino, movimento aéreo e os reflexos dessa demanda na economia local. Os boletins são divulgados mensalmente apontando tendências e informações relevantes, cujos dados subsidiam a cadeia produtiva e os gestores públicos.

Segundo a coordenadora Janaina Mainchein, o acompanhamento realizado pelo observatório permite atualizar o direcionamento do turismo local conforme os reflexos do mercado, embasando as tomadas de decisões de empresários, profissionais da área e o poder público em todas as esferas. As pesquisam apontam, por exemplo, a retomada do turismo pós-pandemia, com registro de recordes de visitantes ao destino.

Inteligência da informação – O diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, destacou o trabalho realizado pelo Observatório do Turismo e afirmou que apoiar o Bonito Convention é ter a certeza de que a geração de resultados compilados nas variantes do turismo no destino continuará fornecendo informações valiosas para a fundação tomar decisões com base na inteligência da informação e de mercado. “Os dados do Oteb são fundamentais para trabalharmos Bonito e região”, disse.

A nova ferramenta dará agilidade ao levantamento com a transferência direta das informações compiladas para a Alumia – Plataforma de Inteligência Turística do Mato Grosso do Sul, implantada pela Fundtur em parceria com a Fecomércio, eliminando o questionário impresso e o trabalho manual.

Para ter acesso a todos os trabalhos realizados pelo Oteb, visite: www.otbonito.com.br.

Receba nossas newsletters