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Destinos / Opinião

OPINIÃO – O desafio no Turismo é como tratar o viajante como visitante

Gregory Grigoragi Toni Sando presidente executivo do SPCVB OPINIÃO - O desafio no Turismo é como tratar o viajante como visitante

Toni Sando, presidente executivo do SPCVB e presidente da Unedestinos (Gregory Grigoragi)

O desafio no turismo é tratar o viajante como visitante. Voltando de uma maratona de viagens entre feiras do setor e road shows na América do Sul e Europa nos últimos dois meses, deparei-me com a falta de prática naquilo que chamamos de “Bem Receber”. Na hora do carimbo da imigração, além de um sorriso de anfitrião, deveria estar escrito “Seja Bem-Vindo ao nosso país” (afinal, é dinheiro novo chegando ao destino).

Se houvesse um banner, em vez de apenas as regras do que não é permitido (o que, obviamente, deve permanecer em benefício de todos), deveria transmitir uma mensagem de boas-vindas contagiante e oferecer dicas sobre como aproveitar a viagem.

Sempre soube que a aviação é uma das atividades mais organizadas que segue rigorosos protocolos. Portanto, parece óbvio que o pessoal da alfândega e imigração não deveria se surpreender com o número de pessoas que chegam e saem. Basta se organizar para oferecer atenção e recursos humanos adicionais principalmente aos que são definidos como prioridades e que já passaram tempo suficiente dentro de uma aeronave, merecendo uma atenção especial.

Além disso, essa experiência me fez refletir sobre a preocupação do empresário ou gestor na qualidade do atendimento em diversos aspectos, incluindo a mobilidade urbana no táxi, Uber , receptivos, transporte coletivo, na recepção em hotéis, restaurantes e entretenimento. A hospitalidade não deve se limitar à entrada do país, mas também se estender a todos os pontos de contato ao longo da jornada do visitante.

Verbos que compõe o setor de turismo, viagens e eventos: Visitar, comprar, dormir, comer, expor e locomover. Um transporte público eficiente e acolhedor, recepcionistas de hotéis amigáveis e atenciosos, bem como restaurantes que oferecem não apenas boa comida, mas também um ambiente caloroso e acolhedor, são elementos-chave para criar uma experiência memorável para os visitantes. Afinal, a impressão que deixamos em cada um desses momentos contribui para a reputação do destino e influencia se os visitantes desejam retornar no futuro.

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