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Destinos

Pará e Tap montam estratégia para alcançar mercado de língua alemã

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Entre 26 de novembro e 3 de dezembro, o Pará recebeu operadores de turismo e jornalistas especializados em viagens da Alemanha, Áustria e Suíça. Os profissionais estiveram no estado como parte de uma ação estratégica coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em parceria com a companhia aérea portuguesa Tap, que tem como objetivo ampliar o número de turistas oriundos destes mercados emissores, de alto poder aquisitivo na Europa, em solo paraense. O grupo de 13 pessoas pôde conhecer atrativos de Belém, Santarém e Alter do Chão. E nesta quinta-feira (3), a profissional de relações públicas da Tap para estes 3 países, Lina Leite, apresentou a palestra “O Perfil do Mercado Alemão e suas Tendências” para o corpo técnico da secretaria.

“O Pará é um destino ainda desconhecido do mercado de língua alemã, o que gera uma oportunidade única de se mostrar nestes três mercados como um lugar novo na Amazônia. A natureza e a cultura são as principais razões motivadoras para atrair este turista. O alemão busca um conhecimento profundo do produto, quer ver e sentir. Ele quer conhecer os sabores, o que for genuíno e autêntico. Tudo aquilo que traz ares de descoberta atrai este consumidor final. Oferecer possibilidades de experimentação é o caminho para o sucesso de vocês”, disse Lina.

Ela também citou que o turismo ecológico, o turismo de pesca, a culinária, a cultura de festividades e pousadas familiares que deem a sensação de proximidade com a população local e seus modos de vida. E lembrou a importância do planejamento de ações: “A decisão para uma viagem ao Brasil, qualquer seja o destino dentro do país, é extremamente ponderada e tomada com grande antecedência, de no mínimo um ano”, explica a RP da companhia aérea.

O gerente de Marketing e Suporte de Vendas da Tap, Klemens Müller, que também atua junto ao mercado germânico, expôs as oportunidades que foram abertas com a vinda do grupo ao estado. “Trouxemos operadores que nunca estiveram no Pará e que ficaram muito surpreendidos com o que viram, sentiram e conheceram. Eles se agradaram positivamente. O Pará é um destino para ser vendido como uma segunda ou terceira viagem ao Brasil ou como roteiro complementar a uma viagem inicial. O público alemão é fidelizado”, comentou.

O coordenador de Marketing da Setur, Carlos Figueira, revela que esse trabalho de aproximação começou em 2013. “Recebemos aqui a comitiva da Tap e também como resultados das nossas participações na Internationale Tourismus-Börse, em Berlim. Então, desenhamos uma estratégia articulada para a vinda de operadores e jornalistas da Alemanha, Áustria e Suíça. Eles vieram nos passar a expertise e a visibilidade sobre o que precisamos fazer, melhorar e aperfeiçoar para alcançarmos e crescermos nestes mercados”.

Para a diretora de Produtos Turísticos da Setur, Conceição Silva, falou da meta traçada no Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará que pretende fazer do estado o destino turístico líder da Amazônia até 2020. “Esse é o arranjo produtivo do mercado turístico focado no consumo através da definição de segmentos com público-alvo definido. A tônica da segmentação é a competitividade do Estado do Pará. 2020 é uma meta possível de ser alcançada, pois nós temos os recursos para tal. Por isso, precisamos ouvir a voz do mercado”, concluiu.​

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