Câmbio:

Idiomas:

Pará receberá 20 mil cruzeiristas até maio deste ano

Até maio de 2012 cerca de 20 mil turistas devem desembarcar no Pará, tendo como procedência diversos países e usando como meio de transporte os cruzeiros. A temporada teve início em outubro de 2011 e segue até maio deste ano, quando o estado terá recebido pelo menos 25 navios. Em pleno Carnaval paraense, no próximo mês, Belém receberá o maior número de navios, serão seis no total, que irão ultrapassar 5.500 mil turistas. Os principais pontos desses desembarques acontecem em Icoaraci, Belém e Santarém (Alter-do-Chão).

Visando incentivar a utilização do potencial hídrico do Pará para a atividade turística, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) realizou, na última terça-feira (10/01) a Oficina Técnica de Fortalecimento de Circuito Integrado do Turismo. A programação, que segue orientações do Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado pela Paratur em novembro do ano passado e que esta semana começa efetivamente a ser implementado, teve a participação do trade local, em especial agências de viagens do Pará.

O objetivo da oficina foi de inserir o Pará na agenda da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) na criação do circuito Amazon Water Tourism Route, com o propósito de identificar e descrever a criação dos cincos atrativos principais da Amazônia nesse tipo de rota turística. Os países parceiros, neste sentido, são Equador, Perú, Colombia, Bolívia e o Brasil.

A OTCA está trabalhando no estabelecimento dos pré-circuitos de turismo. O Pará está participando de dois circuitos, no Amazon Tour e também no Amazon Water Tour World. Os trabalhos são coordenados por Adenauer Góes e Lorena Aguiar, presidente e gerente de Assuntos Internacionais da Paratur, respectivamente, e por Donald Sinclair, Diretor Executivo da OTCA.

Tópicos relacionados