O Pará recebe, dede a última quinta (22), 200 jornalistas oriundos do Brasil e de países vizinhos, entre eles, Argentina, Uruguai e Suriname. Eles estão em Belém para o XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), uma promoção da Abrajet-Pará, com apoio da Companhia Paraense de Turismo (PARATUR). A abertura do encontro foi na noite desta quinta-feira, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A inauguração do evento contou com exposições, desfiles de joias e shows com danças típicas de Carimbó.Foi servido ainda um grande jantar temático com iguarias da culinária paraense servidas no Círio de Nazaré, preparado pelos chefes de cozinha Fábio Sicília, Ilka do Carmo e Sebastião Rosivaldo. No cardápio, o pato no tucupi, a maniçoba, o vatapá e o arroz paraense.
O XXVIII Congresso da Abrajet segue até o dia 27 deste mês. Nesta sexta-feira, 23, de 8h às 15h, haverá um ciclo de palestras para discutir as temáticas “Legado Turístico dos Megaeventos Esportivos”, a “Importância das Mídias Sociais para o Turismo” e “Transporte Turístico na Amazônia” , além do debate “Divisão Territorial e as Perdas para o Turismo”. À tarde, o conselho diretor se reúne em Assembléia Geral para escolher o próximo Estado a receber o congresso. A partir do dia 24 ao dia 7 está prevista uma press trips, quando os jornalistas seguirão para os principais pólos turísticos do Estado.
Condecorações e homenagens na Assembléia Legislativa do Estado do Pará, no dia 26, às 10hs marcam a principal motivação do evento que é lembrar o Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro. O encerramento da programação, no dia 27, às 20h, contará com apresentação de música clássica da orquestra Amazônia Jazz Band, no Theatro Maria Sylvia, na Estação das Docas.