O município de Paragominas (PA), que há três anos era considerado um sinônimo de desmatamento, hoje se destaca por suas ações em prol da sustentabilidade. O município conseguiu que 51 entidades locais assinassem o Pacto do Desmatamento Zero, que pôs fim à derrubada da mata, implantou a educação ambiental para 30 mil alunos das escolas do municipais e regularizou as terras.
Com um programa de reflorestamento a cidade planta 10 mil árvores por ano e sua produção é sustentável. “Todos os nossos produtos são produzidos em área de não desmatamento e são socialmente justos, sem trabalho degradante ou infantil”, declarou o prefeito Adnam Demachki.
O sucesso é tanto que está servindo de modelo. O Programa Cidades Sustentáveis, lançado nessa semana em São Paulo, propõe agora algo parecido para todo o Brasil. Organizações não-governamentais se inspiraram nas experiências de mais de 600 cidades europeias para construir um plano de cem metas que vão desde a defesa ao meio ambiente ao controle de gastos públicos. Eles querem arrancar o compromisso do maior número possível de candidatos já nas próximas eleições municipais.