Câmbio:

Idiomas:

Paraguai investe em infraestrutura e Plano de Turismo para aumentar fluxo no país

.
.

A Ministra do Turismo do Paraguai; Liz Cramer Campos; esteve na sede paulista do MERCADO & EVENTOS e foi recebida pela diretora de São Paulo; Mari Masgrau. Ela apresentou os principais investimentos que o país tem feito em infraestrutura e o seu Plano Mestre do Turismo com o objetivo de incrementar o fluxo de turistas na região. Segundo Liz; o Paraguai foi um dos países que mais cresceu economicamente em 2010; registrando 14;5% – índice histórico que não acontecia há 60 anos. A ministra esta em turnê para divulgar e promover o país e além de São Paulo; passará por Buenos Aires; Santiago de Chile e Montevidéu.

Segundo Liz; o turismo entrou na pauta política do Paraguai há pouco tempo; mas desde então tem recebido atenção especial. “Há seis anos estamos com um orçamento para o turismo e com isso os investimentos em obras estruturais no país tem crescido”; disse. Outra importante ação do Ministério foi a criação do Plano Mestre de Turismo; aprovado em 2008 com vigência até 2018. “Nesse período serão executados diversos projetos que ajudarão a melhorar os produtos e o mercado de turismo no Paraguai”; explicou. Ao todo; o Plano possui 12 programas e 52 projetos como a recuperação de patrimônios; promoção cultural; entre outros.

A ministra destacou ainda o empréstimo de US$ 12 milhões do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e outros US$ 25 milhões para o complexo turístico Itaipú. Entre as obras na Itaipú esta a inauguração do Museu das Águas; um tributo as sete quedas do rio destruídas durante a construção da usina. “Esta é uma compensação histórica e ambiental e uma aposta para o desenvolvimento do turismo na região; que hoje abriga muitos shoppings e é foco do turismo de compras”; adiantou. O objetivo; segundo Liz; é criar oportunidades para outros setores.

Em 2010; o turismo do Paraguai teve um incremento de 6;5%. Entre os turistas mais presentes na região estão os argentinos e os brasileiros; seguidos pelos europeus: alemão; espanhol e inglês. Segundo pesquisa de mercado; os brasileiros representam 25% do mercado; enviando em 2010 cerca de 100 mil turistas para o país. “Este é um número baixo se formos analisar a proximidade dos países e o potencial do Brasil. E a maioria vem para compras e eventos. Nosso objetivo é agregar outros produtos para esses turistas”; disse. Para este ano; a estimativa é ter um aumento de pelo menos 8% no turismo.

Liz atribui o baixo fluxo de brasileiros devido a problemas de imagem que o Paraguai sofreu há alguns anos. “Precisamos trabalhar nossa imagem; que mudou muito nos útlimos anos. Hoje vivemos uma realidade econômica muito boa e isso se reflete no país”; informou. Nos últimos quatro anos; o turismo teve um crescimento médio de 5;5%; que tem como principais bases natureza; cultura; eventos e golfe. Já a hotelaria alcançou 25% na capacidade de hospedagem. “Estamos identificando nossos recursos e trabalhando em investimentos que mudem a história da região”; declarou.

No segmento de eventos; o Paraguai registriu em 2010 um crescimento de 25%. “Este número foi alcançado após a criação do CVB que preparou material e incentivou a participação do país na venda deste produto”; disse. Segundo Liz; o turismo interno também teve um forte incremento nos últimos anos. “O turismo interno cresceu porque os próprios habitantes não conheciam o potencial do país”; revelou.

No Brasil – Durante sua passagem por São Paulo; a ministra esteve reunida com o presidente da Braztoa; José Eduardo Barbosa. Segundo Liz; o objetivo foi conhecer as ferramentas da entidade e provocar a curiosidade dos operadores pelo Paraguai. “Muitos operadores associados já vendem o Paraguai; mas esse número pode crescer porque eles não conhecem tudo que o país oferece”; disse. Em conjunto; Ministério e Braztoa estão pensando em um formato de treinamento entre os parceiros vizinhos para explorar melhor as oportunidades mútuas.    

Mari Masgrau, do M&E, Liz Cramer Campos, Ministra do Turismo do Paraguai e Eduardo Jadão, da RNJ Brasil Publicidade

Tópicos relacionados