Presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes reconhece a necessidade de priorizar a promoção dos produtos turísticos do Marajó, no Pará. Assim como reconhece também a necessidade de qualificar a mão-de-obra nesse pólo e nos demais para garantir a qualidade do receptivo aos turistas que visitam o lugar. Visando essa meta, a Paratur certificou, na última quarta-feira (21/12), em Soure e Salvaterra, 167 novos profissionais que concluíram cursos ofertados pelo Plano emergencial de Qualificação Profissional, executado pela Paratur em 15 municípios. A certificação, que aconteceu na Câmara Municipal contou com a presença de diversas autoridades e lideranças locais, a exemplo do vice-prefeito do município, Fernando Tobias.
Antes da entrega dos certificados, Adenauer Góes participou de reunião com a comunidade local, esclarecendo sobre a execução do Plano Estratégico de Turismo, a criação, pelo governador Simão Jatene, da Secretaria de Estado de Turismo, nova marca turística do Pará e outros assuntos, tendo como prioridade projetos que já estão sendo elaborados visando à melhoria do transporte para Marajó. Góes afirmou que está prevista uma licitação para abril de 2012, com o objetivo de ampliar a oferta de serviços na área de transporte. Góes falou também sobre os investimentos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do MTur, que prevê US$ 22 milhões do BID para a ilha do Marajó – sendo que o valor total para o Prodetur-PA é de US$ 44 milhões.
Os cursos oferecidos em Soure contemplaram 73 profissionais do turismo, na área de Gestão de Negócios, Inglês básico, garçom e qualidade no atendimento. A execução do Plano Emergencial de Qualificação contou com apoio do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) e da Associação dos Profissionais em Recursos Humanos (APRH). O grupo de Carimbó “Os Aruá” se apresentou no encerramento do evento.