Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Parques e Atrações

Passeios de ecoturismo de Jardim (MS) recebem certificação de Clima Positivo

IMG 20240315 WA0011 e1710524616387 Passeios de ecoturismo de Jardim (MS) recebem certificação de Clima Positivo

Destinos certificados com Climate Positive (Divulgação)

O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, passeios de ecoturismo localizados em Jardim (MS), cidade distante 225 km de Campo Grande e a 69 km de Bonito, foram contemplados com a certificação Climate Positive, concedida pela Green Initiative. A instituição, que também reconheceu Bonito como primeiro destino de ecoturismo do mundo em carbono neutro, em 2022, avaliou as emissões e compensações de CO2 dos atrativos seguindo critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Os passeios e a cidade de Jardim integram a Rota Bonito Serra da Bodoquena, que tem a gestão do Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB) nas ações de marketing, promoção e divulgação, em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).

A concessão significa que os dois atrativos, que fazem parte do Grupo Rio da Prata, não apenas neutralizam suas emissões, mas também removem mais carbono da atmosfera do que emitem. Com isso, geram um impacto ambiental e climático positivo por meio de suas ações ambientais.

“Este reconhecimento destaca os esforços contínuos do Grupo Rio da Prata em promover a sustentabilidade ambiental e a ação climática dentro do setor de turismo”, ressaltou Luiza Coelho, diretora de sustentabilidade da empresa.

Critérios atendidos – Para obter esse reconhecimento, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa embarcaram em um processo de certificação em 2023. Para calcular sua pegada de carbono, eles adotaram princípios como relevância, exaustividade, consistência, transparência e precisão. Isso envolveu três etapas de análise: pesquisa bibliográfica para obter dados sobre o ecossistema local, processamento de imagens de satélite e cálculos para estimar a quantidade total de CO2 capturado.

Todas as emissões relacionadas às operações e à cadeia de valor dos negócios foram minuciosamente avaliadas, permitindo comparações futuras e demonstrando os impactos das medidas de redução implementadas

Receba nossas newsletters