De acordo com ranking anual da ICCA (International Congress And Convention Association), Pernambuco está entre os três principais polos para feiras e congressos internacionais no Brasil. Em conjunto, Recife e Porto de Galinhas colocam o estado em terceiro lugar no país. Com um público de 14.500 turistas e um gasto médio diário em torno de 285 dólares, a realização desses encontros geraram 72.500 diárias nos equipamentos hoteleiros da região e um impacto na economia acima de 20 milhões de dólares.
“Recife superou em número de eventos internacionais realizados com o padrão ICCA a marca atingida no ranking anterior em 30%. E agora, Porto de Galinhas passa a figurar entre os dez principais destinos para feira e congressos internacionais no Brasil, empatando no ranking com cidades já conceituadas, como Campinas. Somando um total de 17 eventos internacionais realizados em 2011, o desempenho pernambucano no ranking é o melhor de todos os tempos”, diz Paulo Menezes, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau.
Paulo Menezes destaca ainda a parceria com a Embratur e as Secretaria de Turismo do Recife e de Pernambuco na captação de eventos internacionais para o estado. “Essa parceria nos possibilita a realização de um trabalho constante e profissional, que inclui captação de eventos internacionais e participações em eventos mundiais com objetivo de divulgar os destinos turísticos pernambucanos. Vale ressaltar que figurar em posição privilegiada nesta lista credencia o estado como referência para a realização de eventos no mundo”, finalizou Paulo.
Fernanda Lutfi